Classificação

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 20/12/2010

O que seria do futebol sem os estádios? Embora não sejam tão grandes e imponentes quanto alguns estádios da Premier League, os estádios da Championship tem o seu charme e muita história envolvida. Por isso, hoje começamos uma série de especiais sobre esses estádios, falando sobre a história e curiosidade deles. Damos o pontapé inicial com a casa do líder, Queens Park Rangers: O Loftus Road.



Nome: Loftus Road Stadium
Local: Londres
Construção: 1904
Inauguração: 22/10/1904
Proprietário: Queens Park Rangers
Capacidade atual: 18.200 pessoas
Maior público: 35.353 pessoas (QPR v Leeds - 27/04/1974)
Setores: South Africa Road, The Loft, Ellerslie Road, School End


O INÍCIO

Inaugurado em outubro de 1904, o estádio foi inicialmente usado pelo Shepherd Bush, um time amador da Inglaterra que acabou fechando as portas após a primeira guerra mundial. 13 anos depois, em 1917, O QPR começou a mandar os seus jogos no Loftus Road, já que seu estádio no Royal Park havia sido cedido ao exército 2 anos antes.

Na época, o estádio tinha capacidade para apenas 2.950 pessoas, que após várias obras, teve a capacidade aumentada para 30 mil pessoas, em 1938. Embora a capacidade do estádio tenha sido aumentada, Os jogos à noite só foram possíveis em 1953 em um amistoso contra o Arsenal, com a instalação de refletores.



MUDANÇAS E MAIS MUDANÇAS

O tempo ia passando e a necessidade de fazer melhorias no estádio continuava. Em 1968 foi construído o South Africa Road, (o maior setor do estádio hoje). Com isso, a maior parte de Loftus Road já era coberta. Em 74, e estádio recebeu o seu maior público até hoje. 35.353 pessoas estiveram presentes no jogo contra o Leeds United no dia 27 de abril. Mas 6 anos depois, com as reformas dos outros setores, a capacidade teve que ser reduzida para 27.000 lugares. Mesmo assim, o Loftus Road era considerado um dos estádios mais modernos do Reino Unido, tendo passado por uma reforma geral em um período de 13 anos.

Em 81, o QPR se tornou o primeiro clube profissional do Reino Unido a usar grama artificial no seu estádio. Mas 7 anos depois, por causa da novas regras do futebol na época, o clube foi obrigado a usar grama natural.

Após a tragédia de Hillsborough em 89, todos os clubes Ingleses tiveram que aduequar os seus estádios a novas normas de seguranças. E com todos os lugares agora assentados, a capacidade do Loftus Road teve que ser reduzida mais uma vez.



FUTURAS MUDANÇAS?

Embora a direção já tenha deixado claro que o clube não deixará o estádio, o QPR será obrigado a fazer mais reformas ou procurar outro estádio para abrigar os seus jogos, caso o time suba de divisão. No atual padrão, o Loftus Road não se encaixa nas especificações exigidas pela Premier League.

CURIOSIDADES

* O QPR teve que dividir o seu estádio entre 1996 e 2004. Primeiro com o London Wasps, time de Rugby da capital que mandou seus jogos no estádio até 2001. Depois foi a fez do Fulham que, devido a obras no Craven Cottage, mandou seus jogos no Loftus Road por 2 temporadas.

* Antes de se estabelecer no Loftus Road, o QPR mandou os seus jogos em 16 estádios diferentes, desde 1886: Welford's Fields, London Scottish FC Ground, Brondesbury, Home Farm, Kensal Green, Gun Club, Wormwood Scrubs, Killburn Cricket Ground, Kensal Rise Atheltic Ground, Latimer Road, Notting Hill, Royal Agricultural Society Showgrounds, Park Royal, Park Royal Ground e White City Stadium.

* Loftus Road é como também é conhecido o Todor Diev Stadium, estádio do Spartak Plodiv da Bulgária. O nome foi adotado como uma homenagem ao QPR, que tem seu uniforme parecido com o do time Búlgaro.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2018. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis