Classificação

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 10/03/2011

Nome: Keepmoat Stadium
Local: Doncaster
Construção: 2006
Inauguração: 2007
Capacidade: 15.231 pessoas
Recorde de público: 15.001



Com apenas 4 anos de existência, o Keepmoat é uma arena multi-uso, usada principalmente para jogos de Rugby e futebol. Esse é o terceiro estádio permanente usado pelo Doncaster Rovers em seus 130 anos de história.

Seu primeiro estádio foi o Intake Ground, usado de 1885 a 1915. Com o início da primeira guerra mundial, o estádio foi tomado pelo exército para treinamentos e depósito de equipamentos. Em 1920, o clube reabriu as portas, mas não o estádio, que continuava sob poder do exército. A solução foi encontrar um novo estádio. E em 1922, surgia o Belle Vue, segundo estádio do time.

Durante 94 anos, o Doncaster mandou seus jogos no estádio, que teve alguns bons momentos, como o recorde de público de 37,099 pessoas no jogo contra o Hull City em 1948. Mas também teve seus momentos ruins. Assim como em muitos estádios, o setor principal do estádio foi atingido por um incêndio em 1995.



Quando Jon Ryan assumiu o controle do clube em 98, sua prioridade foi conseguir um novo estádio para os Rovers. Mas com o clube atravessando uma grave crise financeira e ainda não contava com o apoio do conselho da cidade, esses planos ainda não poderiam ser colocados em prática. Com isso, surgiram planos para reformar o Belle Vue. A começar pelo nome. Em 2003, o estádio passou a ser chamado de "Earth Stadium". O motivo foi o novo patrocinador do estádio, uma empresa de finaças de Rotherham. Mudanças em camarotes, estacionamento, ampliação e reforma em setores também foram realizadas. A capacidade do estádio agora era para 11.500 pessoas.



As reformas funcionaram bem, mas não por muito tempo. Apesar de tudo, o Belle Vue não resistiu à força do tempo. Até que em 2005, foi confirmado que o Doncaster iria finalmente ter um novo estádio. Com todas as permissões em ordem, as obras começaram em outubro do mesmo ano, que ficou pronto em dezempro de 2006. A despedida do Belle Vue aconteceu também em dezembro de 2006, com vitória do Doncaster sobre o Nottingham Forest por 1-0. O Estádio foi demolido no início de 2007.

O novo estádio estava pronto. E como muitos estádios ao redor do mundo, o estádio leva o nome do seu principal patrocinador. O estádio é usado pelo Doncaster Rovers, Doncaster Rovers Belles (time feminino) e o Doncaster RLFC (time de Rugby da cidade). E foi justamente com o Doncaster RLFC que o estádio foi inaugurado. Em 27 de Dezembro de 2006, o ime recebeu o Sheffield Eagles.

O primeiro jogo de futebol aconteceu em 3 de agosto de 2007, que aliás, é considerado o dia oficial da inauguração do estádio. O Doncaster fez um amistoso com o Manchester United, perdendo por 2-0. Apesar disso, o Doncaster começou a jogar no estádio a partir de janeiro. Os Rovers venceram por 3-0 o Huddersfield Town. 5 dias depois, aconteceu a primeira derrota, diante do Bolton.



O Keepmoat, assim como a maioria dos estádios novos da Inglaterra, são bastante atrativos por fora, mas nem tanto por dentro. Encolhido, simples, sem grandes surpresas, é um estádio confortavel e bom para se assistir aos jogos. Mas fica sempre a sensação de que falta aquele "algo mais".

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2018. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis