Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 21/03/2011

Nome: Pride Park Stadium
Local: Derby
Construção: 1996
Inauguração: 1997
Capacidade: 33.597 pessoas
Recorde de Público: 29.041 pessoas



Localizado na periferia da cidade, o relativamente novo e moderno Pride Park tem sido a casa do Derby County desde a sua construção. Esse é o terceiro estádio da história dos Rams, que já utilizara o Racecourse Ground entre 1884 e 1895 e o Baseball Ground, entre 1895 até 1997.

Mais conhecido entre os torcedores como "The BBG", foi no Baseball Ground que o Derby conseguiu seu maior público até hoje. Em 1969, 41,826 pessoas assistiram o jogo entre Derby e Tottenham pela FA Cup em 1969. O Derby acabou perdendo por 5-0. Com as reformas e o Taylor Report em 89, a capacidade do estádio caiu drasticamente de 42.000 para apenas 17.500 pessoas. Outro fator para o "encolhimento" do estádio eram as estruturas de madeira, que passaram a ser proibidas após o incêndio no estádio do Bradford City em 1985, como nós já explicamos anteriormente. O estádio menor parecia ser um empecilho para o Derby County, que na época, almejava chegar a Premier League. A primeira idéia era reformar totalmente o o Baseball Ground, fazendo com que a capacidade do estadio subisse para 26.000 pessoas. Entretanto, em 1996, o então presidente do clube, Lionel Pickering anunciou a intenção do clube em mudar de estádio.




Com a intenção clara e definida de achar uma "nova casa", o próximo passo era planejar. Após rejeitar dois lugares para um novo estádio, o clube parecia decidido a constuir um estádio de 30.000 lugares em Pride Park, na periferia da cidade de Derby. o plano era construir um estádio moderno com restaurante, centro de conferência, estacionamento amplo e tudo mais que um estádio de futebol precisa ter. O projeto ganhou mais força com a colaboração do Stadivarios Group, que prometia adicionar ao novo estádio uma quadra indoor, com capacidade para 1000 pessoas. Tudo parecia certo para quase todo mundo, menos para o na época, diretor associado do clube, Peter Gadsby. Ele achava o projeto ambicioso demais para um clube como o Derby e que seria melhor e mais barato reformar e remodelar o Baseball Ground. Mas em fevereiro de 1996, o anúncio finalmente foi feito: No início da temporada 1997/1998, o clube jogaria em um novo estádio.

O projeto do novo estádio ficou a cargo da The Miller Partnership, os mesmos que projetaram o Riverside, estádio do Middlesbrough. Em julho de 1997, o novo estádio estava pronto para ser inaugurado. E coube a ninguém menos que a Rainha Elizabeth II fazer as honras. Foi a primeira vez que uma Rainha participou de uma inauguração de estádio. Duas semanas depois, o Pride Park recebeu o seu primeiro jogo. Foi o amistoso contra a Sampdoria, vencido pelos Italianos por 1-0. 29.041 pessoas marcaram presença, o maior público do Derby County em jogos em casa em 20 anos. O primeiro jogo oficial aconteceu em agosto de 97, com os Rams vencendo o Barnsley por 1-0.



Com a candidatura da Inglaterra para a copa de 2018, o Derby County anunciou a intenção de fazer da cidade uma das sedes. Mas pra isso, seria necessário uma reforma de ampliação no Pride Park, já que o estádio teria que ter no mínimo, 40.000 lugares. Vários planos foram criados pra isso. desde demolir os tetos dos setores atrás dos gols e aumentar os mesmos até destruir e reconstuir os setores norte, sul e oeste. Mas o sonho acabou em 2009, quando os planos foram rejeitados pela FA. Todos no clube ficaram desapontados, mas no final das contas, a Inglaterra não esteve nem perto de sediar a copa de 2018, que será realizada na Rússia. Apesar disso, o clube ainda pensa em expandir o pride Park. Planos de uma expansão para 44.000 lugares ainda estão em mente, mas isso só será possivel se o clube voltar e se estabilizar na Premier League.

Em novembro de 2013, o clube anunciou a venda dos direitos de nome do estádio para a iPro, empresa especializada em bebidas energéticas. iPro Stadium será o novo nome do estádio pelos próximos 10 anos, rendendo ao clube a quantia de 7 milhões de libras.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis