Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 23/03/2011

Nome: Riverside Stadium
Local: Middlesbrough
Construção: 1995
Inauguração: 1995
Capacidade: 35.000 pessoas
Recorde de público: 35.000 pessoas



Com quase 11 anos de existência, o Riverside Stadium tem sido usado pelo Middlesbrough desde que o clube decidiu sair do Ayresome Park, após 92 anos. O estádio, que já não existe mais, abrigou jogos da Unitão Soviética, Chile, Coréia do Norte e Itália na copa do mundo de 1966. Foi lá que o Boro registrou seu maior público em um jogo em casa em toda a sua história. 53.802 pessoas marcaram presença no jogo entre Middlesbough e Newcastle, em dezembro de 1949.

Assim como muitos estádios, o Ayresome Park mostrava muitos sinais de deterioração. E após a tragédia de Hillsborough e o surgimento do Taylor report no início dos anos 90, o Middlesbrough seria forçado a fazer uma grande reforma, ou então, se mudar para um novo estádio. Na época na Division One (hoje chamada de Championship), O Middlesbrough almejava atrair mais público aos seus jogos em casa. Mas, devido às casas e predios em torno do estádio, a ampliação da capacidade do Ayresome Park não seria tão grande quanto o clube queria. Com isso, ficou decicido que um novo estádio seria contruído em um novo local. O último jogo no estádio foi especial. Em Abril de 1995, o Boro venceu o Luton por 2-1 e garantiu seu retorno à Premier League, dois anos após ter sido rebaixado. O Ayresome Park foi demolido dois anos depois.



Era hora de pensar no futuro. A Teesside Development Corporation ofereceu ao clube um terreno próximo ao Rio Tees para a construção do novo estádio. Com todas as permissões em mãos, as obras tiveram início no início de 1995 e impressionou não só pelo baixo custo (16 milhões de libras), mas também por ter ficado pronto em apenas oito meses. O nome do novo estádio foi escolhido por meio de votação entre os torcedores do clube. Riverside foi o nome escolhido entre Middlehaven Stadium, Erimus Stadium e Teesside Stadium. Entretanto, esse nome só começou a ser usado a partir de 2002, já que nos primeiros 7 anos, o estádio era chamado de Cellnet Riverside Stadium, devido ao principal patrocinador do clube na época.

O primeiro jogo no estádio aconteceu em agosto de 1995, na vitória do Boro sobre o Chelsea por 2-0. Esse jogo registrou o maior público do Boro em jogos em casa em 14 anos (28,286 pessoas). Na temporada seguinte, o clube viveu bons momentos, sendo vice-campeão da FA Cup e da Carling cup, mas por causa de uma punição com perda de pontos, o clube foi rebaixado mais uma vez. Em 1998, o time estava de volta à Premier League e com isso, mais 5.000 lugares foram construídos, fazendo a capacidade do estádio subir para 35.000 lugares.



Embora esteja satisfeito com a atual capacidade atual do estádio, o clube tem um plano de construir mais 7.000 lugares, ampliando a capacidade para 41.000. Mas podemos dizer que o Riverside foi mais uma "vítima" da candidatura fracassada da Inglaterra a copa de 2018. Com isso, os planos ficam arquivados, o que pode mudar desde que o clube volte e consiga permanecer na Premier League, o que não deve acontecer tão logo.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis