Classificação

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 22/07/2012




Nome: Bloomfield Road
Local: Blackpool
Construção: Outubro de 1899
Inauguração: 21/10/1899
Capacidade Atual: 16,220
Recorde de público: 38,098


Casa do Blackpool desde 1901, o Bloomfield Road já não lembra em nada o estádio em sua forma original devido às suas inúmeras mudanças, principalmente no início do ano 2000. O estádio era chamado originalmente chamado de Gamble Field, nome de um fazendeiro da região que era dono do estádio. O primeiro clube a jogar no estádio foi o South Shore F.C, ainda em 1899.

Alguns meses depois, O Southshore se fundiu com o Blackpool, que até então, tinha apenas 2 anos de vida. E após idas e vindas entre o Bloomfield Road e o Raikes Hall, o clube finalmente se estabeleceu em seu novo estádio no início da temporada 1901/1902, decisão que a princípio, não foi vista com bons olhos. A estrutura não era a ideal, mesmo numa época onde muitos estádios tinham estruturas precárias. Um gramado em péssimas condições, as locações para a imprensa eram as piores possíveis e sem contar a pouca capacidade do estádio. Ou seja, o clube tinha muito trabalho a fazer. E esse trabalho teve que ser iniciado do zero em 1916, quando o estádio foi atingido por um grande incêndio, destruíndo praticamente tudo. O "novo" estádio teria agora capacidade para 18.000 pessoas, operação que quase levou o Blackpool à falência.




Um ano depois, uma nova tragédia. Mais um incêndio atingiu o estádio, causado pelo sistema de aquecimento. Todo o setor oeste foi consumido pelas chamas, destruíndo escritórios, a sala da diretoria e além de fotos históricas e medalhas do clube. A nova reforma fez com que a capacidade do estádio ultrapassasse os 20000 lugares. 

Na década de 50, com mais reformas, o estádio chegou à capacidade de 38.000 lugares, fazendo de Bloomfield Road um dos maiores estádios do país na época. Tamanho crescimento atraíu times de outros países, entre esses o Barcelona, que disputou um amistoso em abril de 1954. mesmo poupando 9 jogadores, os Tangerines arrancaram um bom empate com o time Espanhol por 3-3.



10 anos depois o estádio entrou para a história, quando o Blackpool recebeu o Bolton. Além de ser o milésimo jogo da Football League, esse foi o primeiro jogo a ser televisionado na Inglaterra. O Bolton acabou vencendo por 1-0.

Em 1986, atolado em dívidas, a direção do Blackpool anunciou a intenção de vender o estádio para um supermercado. Com os planos rejeitados pelo conselho da cidade e sem ter o que fazer, a diretoria resolveu colocar o clube à venda.

Em 1993, em uma situação financeira "menos pior", o clube apresentou projetos para transformar o Bloomfield em uma arena multiuso, como visto no KC Stadium, por exemplo. Os planos incluíam capacidade para 20000 pessoas, teto retrátil. Além de hotel, loja de departamentos, piscina e academia. mas quando o até então presidente do clube, Owen Oyston, foi condenado a 6 anos de prisão por estupro, Os planos foram abandonados.





6 anos depois, o clube apresentou um novo projeto, dessa vez bem mais realista. Chefiados por Ballast Wiltshire e TTH Architects, os mesmos responsáveis pela reforma no Stadium os Light (estádio do Sunderland), as obras foram autorizadas e iniciadas, o que custou 11 milhões de libras. Em 2010, o estádio recebeu o seu maior público em mais de 30 anos. 12,296 pessoas assistiram ao empate bo Blackpool com o Bristol City por 1-1. 

apesar das inúmeras reformas, alguns problemas persistem em Bloomfield Road. Alguns dos pilares do estádio ainda atrapalham a visão dos torcedores, principalmente na área reservada aos torcedores visitantes. Novos planos para a ampliação da capacidade do estádio estão em vista. o clube quer um estádio para 20.000 pessoas, mas o planos só devem seguir adiante se o clube voltar à Premier League.












Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2018. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis