Classificação

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 26/08/2012




Nome: The Macron Stadium
Local: Horwich, Bolton
Construção: 1997
Inauguração: 1997
Capacidade: 28.723
Recorde de público: 28.353


Moderno e bem estruturado, o Macron Stadium tem sido a casa do Bolton desde 1997, em substituição ao Burnden Park, que encerrou suas atividades no mesmo ano.  Mas apesar do novo estádio ser melhor, a mudança até hoje não é vista com bons olhos por parte da torcida do Bolton. Além do apego sentimental ao antigo estádio, o Macron é localizado fora do centro da cidade de Bolton, o que dificulta a locomoção de muitos torcedores.

Inaugurado em 1895, o Burnden Park já foi um dos maiores estádios do Reino Unido, recebendo públicos de até 70.000 pessoas. Mas com o tempo, a capacidade do estádio foi drasticamente reduzida. E nos últimos 20 anos, o estádio não recebia mais que 20.000 pessoas.

O Burnden Park também foi palco de uma das maiores tragédias da história do futebol Inglês. Em 1946, durante um jogo das quartas de final da FA Cup entre Bolton e Stoke City, 33 torcedores dos Trotters morreram esmagados. Estima-se que mais de 85.000 pessoas estavam presentes no jogo, número bem acima da capacidade total do estádio.




Com a criação do Taylor Report em 92, a direção do Bolton decidiu que seria muito difícil adequar o Burnden Park às novas normas de segurança. sem contar que o clube queria alcançar voos mais altos. O time chegara à segunda divisão, com boas chances de finalmente chegar à primeira divisão. Com isso, ficou decidido que o clube sairia do Burnden Park. O último jogo no estádio aconteceu em abril de 1997, quando o Bolton, já campeão da Division One, goleou o Charlton por 4-1.

Os planos do novo estádio foram apresentados e aprovados rapidamente e ainda em 97, surgiu o Reebok Stadium, nome do patrocinador do clube. O fato da sede da empresa ficar na cidade facilitou a escolha e o fechamento rápido do negócio. Porém, essa foi mais uma decisão não tão bem aceita por alguns torcedores do clube, que acharam o nome impessoal e sem identidade. Mas as razões financeiras falaram mais alto.



O estádio foi inaugurado em setembro de 97, com o empate em 0-0 entre Bolton e Everton. seu maior público até hoje foi de 28.353, em dezembro de 2003, contra o Leicester City. 
Especulava-se que o Bolton já teria planos para um novo estádio, com capacidade para pelo menos 40.000 pessoas (de dentro da cidade de Bolton). Mas já foi desmentido pela direção do clube. Com o Bolton na Chapionship e com o Reebok sendo um estádio ainda novo, nada nesse sentido deve acontecer.

Em 2014, o clube encerrou a parceria de 17 anos com a Reebok e fechou um acordo lucrativo com a Macron, que se tornou a fornecedora de material esportivo do clube, assim como o novo nome do estádio. A torcida não gostou da mudança, já que já tinha se acostumado ao Reebok. Mas como aconteceu antes, é tudo questão de se acostumar





Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2018. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis