Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Edmar Assis 15/10/2012

A emblemática imagem do ano de 2007


Data - 28 de Abril de 2007
Local - Elland Road, Leeds
Espectadores - 31.269
Condições do tempo - Sol

A temporada regular da Championship 2006/2007 chegou ao fim, como sempre, de uma maneira disputadíssima. Sunderland e Birmingham conseguiram o acesso direto, enquanto o Derby County conseguiu o acesso pelos play-offs, como já contamos antes. Mas, dessa vez, a historia nos conta a derrocada traumática de um gigante, na parte de baixo da tabela.

Era a penúltima rodada. O Leeds United lutava com todas as suas forças e contra todos os seus problemas extra campo para se manter na Championship e evitar uma queda histórica para a 3ª divisão. O time entraria no gramado de sua casa, o Elland Road, para enfrentar o Ipswich, com 45 pontos na tabela e na 22ª posição na tabela. O Hull City, último time fora da zona de degola, tinha 49. Ou seja, só a vitória interessava aos Whites para evitarem a queda, e tentarem o milagre na última rodada contra o Derby, fora de casa.

Como sempre, apoio da torcida não faltou. Sofrida torcida que viu o clube quase desaparecer com dívidas que pareciam intermináveis aós anos de muito sucesso na elite do Futebol Inglês. A queda para a Championship foi dira, e mais dura ainda seria uma queda vergonhosa para a League One. Como o Ipswich, adversário do dia, estava tranquilo na 16ª posição, as expectativas eram as melhores. Ainda havia esperança.

Mais de 31.000 pessoas lotaram Elland Road, gritando em apoio ao time. E parecia que tudo daria certo pois, aos 12', o centro-avante Richard Cresswell abriu o placar, pra delírio dos fãs. O Leeds, mesmo com um time fraco tecnicamente, cozinhou o jogo por muito tempo. Faltando apenas dois minutos para o fim do tempo regulamentar, a vitoria parecia certa. Não era. E a queda do gigante se deu da maneira mais cruel. Aos 88', em cruzamento na área, Alan Lee subiu sozinho e cabeceou pro fundo do gol, 1-1.

O gol destruiu o Leeds. A torcida, revoltada com tamanha vergonha, invadiu o gramado e obrigou o árbitro a paralisar o jogo e mandar todos os jogadores correndo para o vestiário, com medo de uma possível violência dos fas. Enquanto muitos bradavam nos gramados, outros torcedores choravam nas arquibancadas. 30 minutos e muita confusao depois, o árbitro retornou ao campo e trouxe os jogadores dos dois times. O Leeds foi pra cima em busca do gol salvador, mas nem chegou no gol do goleiro Supple. O árbitro, com medo da revolta dos fãs que ainda ameaçavam invadir de novo o gramado, acabou o jogo com um minuto só de acréscimos e correu para o vestiário.

O apito final rebaixava o Leeds United para seu pior momento da história. Os jogadores saíram de campo desolados e com medo, enquanto a polícia tentava segurar a ira dos torcedores. Na última rodada, o Leeds foi derrotado pelo Derby por 2-0, confirmando o rebaixamento para a League One.






FICHA TÉCNICA 

Leeds: Ankergren, Richardson, Foxe, Rui Marques, Gray (Kandol 88), Blake (Moore 82), Kishishev, Thompson, Lewis (Robbie Elliott 77), Healy, Cresswell.

Ipswich: Supple, Wright, Bruce, Wilnis, Harding, Peters (Clarke 76), Garvan, Williams (O'Callaghan 63), Roberts, Jeffers (Walters 67), Lee.

Gols: Cresswell 12', Lee 88'

Público: 31.269

Árbitro: N. Jones.

Vídeo do gol de Alan Lee, que rebaixou o Leeds, filmado pela torcida do Ipswich

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis