Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Edmar Assis 01/12/2012


O domingo de futebol nos reserva um dos maiores clássicos do Futebol Inglês. Burnley v Blackburn, grandes e históricos rivais se enfrentam em Turf Moor pela 20ª rodada no East Lancashire Derby, num confronto que vale muito, muito mais do que simples 3 pontos. Vale a história de um clássico, a rivalidade das torcidas e claro, a chance de se aproximar da briga pelo acesso. O jogo acontece às 10h30 (de Brasília)

O East Lancashire Derby, também conhecido El Lanclassico, é um dos confrontos mais antigos do futebol. Burnley e Blackburn ajudaram a fundar a Football Association, e são rivais desde o final do século XIX. O primeiro jogo entre os clubes aconteceu em Turf Moor, em 3 de Novembro de 1888, quando o Blackburn venceu o jogo por 7-1. Do ponto de vista da cidade há uma razão óbvia geograficamente para a rivalidade entre os dois times, que são da cidade de Lancashire, e os estádios dos times ficam a apenas 18 km de distância um do outro.

No dia de um Lanclassico, os torcedores visitantes só podem ir ao jogo de ônibus, acompanhado por um batalhão de policiais, sendo o jogo em Turf Moor ou em Ewood Park. Carros de polícia, vans, furgões da tropa de choque da polícia, helicópteros, cavalaria, cães policiais, e muitos mais são enviados para garantir o mínimo de problemas possível. No entanto, apesar de todos esses arranjos houve um surto violento no pub Cherry Tree após o final de um jogo entre os clubes, em 2009.

Robbie Blake deu ao Burnley uma vantagem inicial naquele dia, mas gols de David Dunn, Franco Di Santo e Pascal Chimbonda viraram o jogo para o Blackburn. Chris Eagles descontou para o Burnley, mas o jogo terminou 3-2 para os Rovers. Após o jogo, na hora do almoço, os fãs de ambos os clubes fizeram o seu caminho para um pub chamado Cherry Tree, planejado entre os dois conjuntos de hooligans. Houve uma grande briga, com vários feridos gravemente e muitos danos.


A grande presença policial efetuou um total de 30 prisões em cena e, como a violência começou dentro e fora do pub, acabou-se somando o total de 55 prisões durante o dia. A Polícia descreveu a violência como um dos piores casos que já tinha visto. No último jogo entre os clubes, o Blackburn venceu em Turf Moor por 0-1 em 2010, e cadeiras foram arrancadas, mais brigas foram detectadas e mais prisões efetuadas.

O ex-atacante do Burnley, Paul Fletcher, que marcou 71 gols pelo clube entre 1971 e 1980, jogou o clássico e delineou os sentimentos entre os fãs. "Esta rivalidade tem sido construída por muitos anos, há um monte de velhas contas para resolver de ambos os lados - é um derby sério, é o jogo mais importante da temporada e haverá fãs do Burnley, alguns talvez com seus 80 anos de idade que não vão dormir na noite anterior."

Atualmente, as equipes vivem momentos semelhantes. Ambas as equipes têm novos técnicos, mas Sean Dyche começou melhor no Burnley, com 10 pontos em seis jogos, contra cinco de Henning Berg com o mesmo número de partidas. O Blackburn conta com o artilheiro Jordan Rhodes, com 10 gols para o seu novo clube - Já o Burnley tem o artilheiro da Inglaterra na temporada, Charlie Austin, com 21 gols. Logo, o otimismo é alto para os Clarets darem fim a um incrível jejum de 33 anos sem vencer o Blackburn numa partida oficial.

A igualdade é notável até na tabela. Separados por um pontinho, o Blackburn está em 12º, enquanto o Burnley está em 16º, mas ambos buscam os play-offs, e ambos vem de péssimos resultados: o Blackburn, de duas derrotas feias em casa, e o Burnley, de um empate decepcionante em casa contra o Barnsley. Vencer amanhã é essencial para não perder contato com o grupo de cima. Para o jogo, Sean Dyche terá a volta do meia Dean Marney no Burnley, que cumpriu suspensão no último jogo. No mais, tem plantel completo a disposição. Já o Blackburn, o experiente centro-avante Nuno Gomes está fora de combate com um problema no tendão, assim como David Dunn.

Provável Burnley



Provável Blackburn





Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis