Classificação FINAL

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 27/03/2013




Nome: Molineux Stadium
Local: Wolverhampton
Construção: 1889
Inauguração: 1889
Capacidade: 31.700 pessoas

Casa do Wolverhampton desde sempre, o Molineux é um estádio que hoje em dia pode até não chamar muita atenção pelo seu tamanho e sua capacidade, mas é sem dúvida um estádio cercado por muita história. Nos tempos remotos, o Molineux foi um dos maiores estádios do Reino Unido, chegando a receber mais de 60 mil pessoas nos jogos.

O nome do estádio é uma homenagem a Benjamin Molineux, empresário bem sucedido e responsável por uma boa revitalizada na região na época. após a contrução de hotéis, parques e centros de recreação, o terreno onde se localiza o estádio foi vendido a uma cervejaria, que por sua vez, alugou o espaço ao Wolverhampton, que estava à procura de um novo local pra jogar. Na base do improviso, o estádio foi inaugurado em 1889 pra 4000 pessoas, na vitória do Wolves sobre o Notts County por 2-0.

Em 1923, o clube comprou o estádio por pouco mais de 5.500 libras. E isso deu uma liberdade maior para o desenvolvimento do Molineux. Nos 10 anos seguintes, uma grande reformulação foi feita. No final desse período, o Molineux finalmente ganhava cara de estádio fechado, com os 4 setores de arquibancada finalmente prontos.



Em 53, o Molineux ganhou o reforço de refletores e passou a receber jogos à noite. Aliás, o Molineux foi um dos primeiros estádios do Reino Unido a ter esse "reforço". E a estréia foi em um amistoso entre os Lobos e a seleção da África do Sul, vencido pelo time da casa por 3-1. A partir daí, o Molineux começou a ser tratado como um dos estádios mais importantes do país na época. A média de publico aumentou, a imprensa se interessava mais pelo lugar e a quantidade de jogos também aumentou. Desde amistosos a jogos de seleção. Como resultado, o estádio começou a receber algums jogos da Champions League. E o estádio de manteve intacto até a década de 70.


No início da década de 80, surgiram os primeiros planos de redesenvolvimento da área do estádio e do estádio em si, mas nada foi adiante devido à grave crise financeira em que se encontrava o clube. Se não bastasse isso, o time se encontrava na quarta divisão e sem dinheiro pra adequar o Molineux às novas regras de segurança, o estádio só recebia público em 2 dos 4 setores, o que fazia a renda cair bastante, o que agravava a dívida.



A situação só começou a mudar na década de 90, quando Jack Hayward, famoso empresário de Wolverhampton, comprou o clube e começou a investir pesado tanto na amortização das dívidas como na reforma do estádio. acredita-se que Mayward tenha gasto cerca de 40 milhões de libras na reforma completa do Molineux. A inauguração do "novo" estádio aconteceu em 93, em um amistoso entre Wolves e Honvéd. Como já era esperado, a capacidade do estádio sofreu uma redução drástica, agora podendo receber apenas 28.525 pessoas. Nas últimas 2 décadas, novas reformas foram feitas, o que permitiu o Molineux chegar à capacidade atual.

O clube apresentou planos para reformar completamente 2 setores do estádio, o faria a capacidade do Molineux aumentar para 50.000 lugares. Mas com o rebaixamento do time pra Championship e o grande risco de rebaixamento pra League One, esses planos devem ficar engavetados por algum tempo.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis