Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Edmar Assis 05/09/2013

A Copa está chegando. O futuro do gol da Seleção está na Championship? (Foto: BBC)

A janela de transferências na Inglaterra chegou ao fim na última segunda-feira, e uma das grandes novelas envolvendo um jogador brasileiro acabou: o goleiro Julio Cesar, campeão da Champions League em 2010 e titular da Seleção Brasileira de Luis Felipe Scolari na conquista da Copa das Confederações continua no Queens Park Rangers, após 3 meses de especulações e incertezas sobre seu futuro.

Ligado a clubes como Arsenal, Napoli e Benfica, o goleiro acabou sendo afastado pelo técnico Harry Redknapp para que resolvesse sua vida. Porém, nenhuma proposta chegou, a janela se fechou, e Julio Cesar, hoje reserva de Robert Green, terá que recuperar a titularidade "na bola".

A pergunta que paira no ar para todos os brasileiros, interessados ou não no futebol inglês, é se na Championship Julio Cesar continuará sendo convocado para a Seleção e se ainda terá visibilidade no cenário mundial. Nesta coluna, explicaremos como a Championship pode até ajudar o goleiro a manter sua posição na maior seleção do mundo e, quem sabe, representar a Championship na próxima Copa do Mundo do Brasil, ano que vem.

Primeiramente, a Championship deixou de ser um campeonato desconhecido no Brasil. Qualquer um que queira acompanhar a competição pode acessar os diversos sites que falam sobre o assunto, principalmente o nosso Championship Brasil, único no país que fala exclusivamente da Championship em português. Também pode acompanhar via Twitter, Facebook e outras redes sociais, além de poder assistir os jogos em si, quando os mesmos são disponibilizados pelos canais ESPN (geralmente uma partida por rodada). 

A Championship não é tão difícil de ser vista e de ter abrangência como um campeonato ucraniano ou russo, por exemplo, que também contam com vários brasileiros selecionáveis. Além disso, um possível (e provável) acesso do QPR, com Julio Cesar como titular, pode dar ainda mais visibilidade ao goleiro.

Felipão disse em entrevista que não se importa se o jogador estiver jogando divisões inferiores, desde que esteja na ativa. Isso significa que o treinador, que conhece bem o futebol Inglês (treinou o Chelsea), também acompanha, mesmo que de longe, a Championship. A grande questão para Julio Cesar é recuperar a titularidade perdida para Robert Green no início da temporada.


Embora seja inegavelmente mais goleiro que o inglês, Julio Cesar terá que recuperar a posição no dia-a-dia. E isso, para seu próprio bem, precisa acontecer o mais rápido possível, pois a temporada avança rápido, e chegar no fim da temporada na reserva de um clube que está na Championship acabaria com qualquer possibilidade de convocação para a Copa.

John Edwards, editor do Daily Mail, afirma que "não é o ideal para um goleiro do nível do Julio Cesar, mas a Championship tem um grande nível técnico. Alguns times poderiam fazer frente em campeonatos como os de Holanda e Portugal. Fora de campo, a Championship também não fica para trás. Tem uma grande estrutura, promoção e muito dinheiro envolvido."

Caso recupere a titularidade, o goleiro brasileiro terá um time reforçado e muito forte para jogar junto. Clube mais ativo na janela de transferências, o QPR montou um "esquadrão" para o nível disputado na Championship, contratando e mesclando jogadores experientes e bons, como Niko Kranjcar, Andy Johnson e Joey Barton, com jovens promessas como Tom Carroll (revelação da base do Tottenham), Matt Phillips e Charlie Austin.

Já dividindo a liderança e com um time bem armado por Harry Redknapp, dificilmente o QPR não estará na próxima Premier League. Com isso, Julio Cesar fica com a responsabilidade de mostrar o futebol que o fez ser reconvocado à seleção, e que o fez brilhar na Copa das Confederações. Esperamos que Felipão, sua comissão técnica e os brasileiros esperançosos com o Hexa acompanhem o goleiro da seleção num campeonato alternativo.

Alô Felipão, acompanhe conosco e seja bem vindo!

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis