Classificação

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 25/12/2014




Nome: Griffin Park
Local: Londres
Capacidade: 12.763
Recorde de Público: 38,678


Um dos estádios mais compactos da Inglaterra, o Griffin Park é a casa do Brentford por mais de um século. Pouco conhecido pelo grande público (principalmente quem é de fora), o estádio é conhecido por ter um pub em cada canto nos arredores, o que atrai muitos visitantes curiosos.

Fundado em 1889, o Brentford jogou em 5 estádios diferentes antes de se alocar no Griffin Park. Clifden Road, Benns Field, Shotters Field, Cross Road e Boston Park Cricket Road. em 1903, procurando uma casa definitiva, o clube encontrou um terreno. Com a ajuda do então presidente do Fulham, Henry Norris (que também era agente imobiliário) o local foi inicialmente alugado, para futuramente ser comprado por £5000. Com tudo acertado, a construção começou em janeiro de 1904. O clube resolveu nomear o estádio de Griffin Park por causa de um pub localizado nos arredores (Griffin Pub), que era usado como vestiário pelos jogadores. Após alguns amistosos, o estádio foi oficialmente inaugurado em setembro de 1904, em um jogo entre o Brentford e o Plymouth Argyle. 5000 pessoas compareceram ao jogo, que terminou empatado.



Assim como em múitos estádios, o Griffin Park também foi vítima da segunda Guerra Mundial. O estádio foi atingido por um grande bombardeio que danificou parte da estrutura. Com isso, várias partidas foram adiadas e canceladas. Após a guerra e a reconstrução, o estádio voltou a receber jogos e em 1949, teve o seu maior público. 38.678 pessoas assistiram ao jogo entre Brenfrord e Leicester, pela FA Cup. Com o relatório Taylor, e todo o processo de modernização, o Griffin Park acabou 'encolhendo' drasticamente para a capacidade que tem atualmente. Nos atuais moldes, o recorde de público foi de 12.300, no jogo contra o Doncaster em abril de 2013, pela League One.

Embora o Brentford não seja exatamente um clube ambicioso, a chegada na League one começou a levantar alguns pensamentos sobre voos mais altos (leia-se, Premier League). Por ser um estádio pequeno e cercado por uma área residencial, o Griffin Park não poderia receber as reformas necessárias para ser utilizado na Premier League. Com isso, o clube começou a traçar planos para um novo estádio. Em 2007, o Brentford adquiriu um terreno em Lionel Road, que fica a menos de 2 quilômetros do Griffin Park.



O projeto de um novo estádio para 20.000 pessoas foi apresentado e aprovado. Mas por questões financeiras, engavetado em 2010. Porém, a chegada do time à Championship e a ótima campanha nessa temporada, fizeram o projeto sair da gaveta. A expectativa era que a nova casa do Brentford estivesse pronta no início da temporada 2016/17, porém não houve avanço. O nome ainda não foi escolhido. Mas o provável é que seja Lionel Road Stadium ou Brentford Community Stadium. Em março de 2017, o Brentford conseguiu permissão para a construção do novo estádio. O novo prazo é que tudo esteja pronto na temporada 2019/20

Se o clube chegar à Premier League antes disso, é provável que os Bees utilizem o estádio de outro clube. O mais próximo do Griffin Park é o Craven Cottage, estádio do Fulham. Porém o Madejski, estádio do Reading, também aparece como uma possível opção.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2018. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis