Classificação

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Gustavo Silva 29/04/2015

Passando o bastão: Dave Whelan e seu neto David Sharpe

Em 1995 Dave Whelan comprou uma equipe da quarta divisão, o Wigan. Vinte anos depois, com Whelan desistindo da carreira de cartola, eles estão retornando à League One. Nesta matéria nós tentamos falar sobre sua incrível ascensão – a vitória da FA Cup e chegar a Premier League – e sua queda frustrante...

Subindo para a Premier League

A subida do Wigan do nada para uma liga estabelecida começou quando o vendedor de utensílios esportivos Dave Whelan, nascido em Bradford mas crescido em Wigan, comprou o clube em 1995. Sua ambição era clara desde o início. Fazer com que o time da terceira divisão chegasse a Premier League

- Dave Wheelan e o treinador do Manchester United na época Alex Ferguson na abertura do JJB Stadium.

Na temporada 1996/1997 o Wigan venceu a terceira divisão pela primeira vez na sua história. Isso foi graças a Whelan ter trago ‘the three friends’, Roberto Martinez, Isidro Diaz e Jesus Seba que eram as principais peças no título da equipe.

Os Latics se mantiveram na Division Two por seis anos – construindo o JJB stadium (agora DW Stadium) no processo – antes de vencer a liga em 2003 com 100 pontos.

O título veio com uma temporada comandada pelo técnico Paul Jewell que aceitou o emprego em 2001, e encabeçou a contratação recorde de £1.2m do jogador Nathan Ellington, que marcou 15 gols.

Paul Jewell liderou o Wigan à primeira divisão e manteve a equipe lá

Depois de um primeiro ano se consolidando na Championship. O Wigan se classificou em segundo lugar na temporada 2004/2005 entrando para a Premier League, com uma formidável exibição de seus atacantes Ellington e Jason Roberts que juntos marcaram 45 gols, levando o Wigan finalmente à terra prometida.

Os anos de Premier League

A era Premier League começou bem para os Latics. Com Jewell não só levando o time para uma memorável décima posição na tabela mas também levando a sua primeira final da Copa da Liga.

Foi a primeira final de uma grande copa para o Wigan. Mas depois de uma surpreendente vitória contra o Arsenal em jogo de ida e volta na semifinal, eles foram totalmente destruídos por 4 a 0 contra o Manchester United, no Millennium Stadium.

Na temporada seguinte o Wigan sobreviveu à Premier League no último segundo: Um 2 a 1 contra Sheffield United no último dia da temporada os manteve na liga, rebaixando o oponente.

Um dia depois do fim da temporada, Jewell desistiu de seu cargo como treinador, deixando Steve Bruce para comandar um décimo quarto lugar na temporada seguinte.

Os Latics melhoraram outra vez na temporada 2008/09 com um décimo primeiro lugar, com o apoio de Emile Heskey, Wilson Palacios e Antonio Valencia para assegurar a qualidade na equipe.

Roberto Martinez e a FA Cup

Martinez e o cartola Dave Whelan comemorando a conquista da FA Cup de 2003
Com Bruce indo para o Sunderland, Wheelan foi atrás do homem que tinha vencido a League One como treinador do Swansea City: Martinez. Em sua temporada de estreia 2009/10 o treinador terminou na décima sexta posição.

Wigan novamente passou bem próximo do rebaixamento na temporada seguinte, a qual ganhou do Blackburn por 1 a 0 e novamente rebaixou o adversário.

E oito incríveis anos na principal liga inglesa terminou na temporada 2012/2013 – De qualquer maneira foi uma temporada de emoções mistas para os torcedores dos Latics, com Martinez levando o seu time à famosa conquista da FA Cup contra o Manchester City, apenas três dias antes do rebaixamento ser confirmado.

“Vencer a FA Cup é o tipo de coisa de que os sonhos são feitos”, disse Martinez. Entretanto, sua estadia no DW Stadium chegou ao fim e ele aceitou um contrato de quatro anos para comandar o Everton.

Mudanças no comando e outro rebaixamento

Owen Coyle depois de um contrato de dois anos começou com uma derrota para o Manchester United na Community Shield. De qualquer maneira, ele se retirou do clube por mútuo consenso em Dezembro depois de ganhar apenas sete jogos dos vinte e três disputados.

O treinador do Brentford, Uwe Rosler, foi o próximo no banco e, apesar de ter falhado na Europa League, ajudou a equipe a chegar na semifinal da FA Cup.

Infelizmente para o time, uma derrota para o Arsenal precedeu uma das mais dolorosas eliminações na semifinal dos play-offs para o QPR, o que evitou um voo direto para o topo das competições na Inglaterra.

Rosler continuou na temporada 2014/2015, mas depois de vender James McArthur, Jordi Gomez, Callum McMannanan e outros nomes importantes do elenco o clube ficou na zona do rebaixamento em Novembro e Malky Mackay substituiu o alemão no comando.

O cartola Dave Whelan passou o bastão do clube para seu neto de 23 anos David Sharpe em Março e, com o Wigan naufragando na zona do rebaixamento, Mackay foi substituído por Gary Caldwell – o quarto treinador do clube em quase dois anos.

A vitória do Rotheram sobre o Reading em 28 de Abril rebaixou o Wigan à League One.

Emmerson Boyce demostrando sua tristeza com o rebaixamento do Wigan.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2018. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis