Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 23/07/2019


Nome: Kenilworth Road Stadium
Local: Luton
Construção: 1905
Inauguração: 1905
Capacidade:10,356 pessoas
                                                   

Um dos estádios mais "acanhados" da Championship, o Kenilworth Road tem sido a casa do recém-chegado Luton Town desde 1905. Ele tem esse nome justamente pela estrada que fica próxima ao estádio.

Apesar de ser um estádio bem antigo, esse não foi a primeira casa dos Hatters. Quando o clube foi formado, jogou em Dallow Lane até 1897, para depois se mudar para Dunstable até 1905. O terreno acabou sendo vendido para a construção de casas, o que forçou a direção a procurar um novo lugar às pressas. Felizmente, um novo local foi encontrado somente há 200 metros do antigo estádio.

O novo estádio foi inaugurado em setembro de 1905, com um empate sem gols com o Plymouth. O terreno (e consequentemente, o estádio) foram alugados ao clube até 1933, quando o então presidente Charles Jeyes resolveu comprar o estádio.

Várias reformas foram feitas até a década de 50, incluindo um dos setores do estádio, que precisou ser reconstruído após um incêndio. A capacidade do estádio aumentou, e a média de público variava entre 15.000 e 18.000, um número ótimo considerando as ambições do clube.


Em 1985, veio o ano mais polêmico do clube no seu estádio. Os Hatters receberam o Millwall pela FA Cup. A já conhecida problemática torcida dos Lions era uma das mais conhecidas quando o assunto é Hooliganismo. Um número absurdamente maior compareceu ao estádio, o que gerou confusão. Roletas quebradas, torcedores subindo pelas grades, cadeiras arrancadas e usadas como armas... O jogo foi interrompido aos 14 minutos e retomado 25 minutos depois retomado. Ao fim do jogo, vencido pelo Luton por 1-0, mais uma invasão da torcida. A briga acabou se espalhando pela cidade. No fim, 31 torcedores foram presos, o que foi revelado depois que não era apenas torcedores do Millwall.

Com toda a destruição, o Luton tomou uma decisão radical: o clube proibiu a entrada da torcida dos clubes visitantes, decisão de durou quatro temporadas. A decisão acarretou na suspensão dos Hatters da Copa da liga de 86/87. Tudo porque o clube negou um pedido da Football League de rever a suspensão para os jogos da competição

Outra decisão controversa foi quando o clube resolveu usar gramado artificial. a decisão foi bastante impopular e gerou reclamação de praticamente todos os clubes que jogaram em Kenilworth Road. A decisão durou até 1991, quando a FA proibiu o uso de grama artificial no país


O clube vem tentando há muito tempo, de diferentes formas, arrumar uma nova casa. Chegou a ser cogitado uma mudança de cidade. Mais exatamente para Milton Keynes. porém, a Football League vetou. Por ser um clube membro da liga, ele não poderia mudar de cidade. A cada mudança de dono, uma nova idéia de um novo estádio surgia. Porém, nada de concreto surgia.

Mas em 2015, finalmente, o clube conseguiu levar a ideia adiante. Foi comprado um terreno em Power Court, no centro da cidade d Luton, e em janeiro desse ano, os planos para a construção de um novo estádio foram aprovados pelo conselho da cidade. a idéia é que o novo estádio do Luton, que deverá ter capacidade para 17,000 pessoas, esteja pronto na temporada 2020/21

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis