Hoje falamos sobre o Cardiff City Stadium, a nova casa do Cardiff City
Nome: Cardiff City Stadium
Local: Cardiff
Ano de Construção: 2007
Inauguração: Julho de 2009
Proprietário: Cardiff City Stadium Ltd
Capacidade: 27.000 pessoas
O LONGO INÍCIO
Mesmo com as obras de construção sendo iniciadas apenas em 2007, a história começou em 2002, com disputas políticas e um longo planejamento. Idealizado por Sam Hammam, ex-dono dos Bluebirds, o projeto do estádio foi, a princípio, aprovado pelo conselho da Cidade no final de 2002. Mas quem pensou que o processo correria de uma maneira tranquila, se enganou. Não demorou muito para que algums opositores a idéia se manifestassem.
Começando pelo diretor executivo do Millennium Stadium (o maior estádio de Gales), que insistia para que o Cardiff usasse o estádio ao invés de construir um novo. Outro ponto de insatisfação era o tamanho do estádio. Previsto para ter uma capacidade de mais de 50.000 pessoas, muitos achavam desnecessário e inviável mais um estádio tão grande na cidade. E com o Cardiff City subindo de divisão, aumentavam os temores sobre um possível aumento na circulação de pessoas e do trânsito nos arredores.
Mas mais tarde, ainda em 2003, o projeto foi aprovado por decisão unânime. Com algumas alterações, o novo estádio teria capacidade para 30.000 pessoas.
UM PROBLEMA ACABA, OUTRO COMEÇA
O projeto do novo estádio parecia entrar nos eixos, mas um novo problema ameaçava o andamento do projeto: a situação financeira do Cardiff City. Em 2005, o clube já acumulava dívida de 30 milhões e e começou a atrasar o salário dos jogadores. Tudo isso colocou o desenvolvimento do projeto em risco. Isso tudo acabou colocando um fim a era Hammann no Cardiff, que foi substituído por Peter Ridsdale, ex-presidente do Leeds United.
ADEUS NINIAN PARK, OLÁ CARDIFF CITY STADIUM
Ridsdale chegou ao clube sob pressão, tendo 90 dias para finalizar os planos do novo estádio. E graças a uma empresa subsidiária, o clube conseguiu os fundos necessários para iníciar o projeto.
Em 2007, o projeto sofreu uma nova alteração, e o novo estádio teria capacidade para 25.000 pessoas. Mas o que fazer com o Ninian Park? O clube vendeu o antigo estádio a Redrow, empresa especializada em construção de casas. O estádio foi totalmente demolido para a contrução de 125 casas na região, que continua sendo chamada de Ninian Park.
Em 2009, com um ligeiro atraso, as obras terminaram e o estádio finalmente ficou pronto, com capacidade para 27.000 pessoas, menor que o previsto e com apenas 6.000 lugares a mais que eu antecessor, o Ninian Park.
CURIOSIDADES
* É o segundo maior estádio de Gales, perdendo para o Milennium Stadium, que tem capacidade para 74.500 pessoas
* Se você quer impressionar alguém, o nome do estádio em Galês é Stadiwm Dinas Caerdydd
* Além do Cardiff City, o estádio também recebe jogos do Cardiff Blues, time de Rugby da cidade