Seu sucesso no Derby o fez ser detestado pela torcida do Nottingham Forest, sentimento amenizado após o técnico sair do rival e passar por Brighton & Hove Albion e Leeds United, onde não se deu bem.
Em 1975, após sua ex-equipe do Derby ter sido bicampeã inglesa, foi contratado pelo Nottingham. Assim como quando chegara ao Derby, veio ao novo clube com ele na segunda divisão. A ascensão meteórica começou na temporada seguinte. O time foi promovido à primeira divisão após obter um terceiro lugar na segunda, com um ponto de diferença sobre Bolton Wanderers e Blackpool.
Na posterior, a de 1977/78, também com um elenco de nomes modestos, cujos únicos astros era o goleiro da Seleção Inglesa Peter Shilton e Archie Gemmill, que vieram naquela temporada (o escocês, diretamente do rival Derby), deu ao Nottingham seu único título no campeonato inglês, sete pontos à frente do Liverpool. O clube também ganhou a sua primeira Copa da Liga Inglesa. Clough chegou a ser procurado pelo Derby para voltar ao time, mas recusou. Além de Shilton, o grupo de jogadores incluía alguns que, devido à campanha surpreendente do time
Na Copa dos Campeões seguinte, a de 1978/79, ambos se enfrentaram na primeira fase e os Scousers, recém-bicampeões seguidos do torneio, foram eliminados. Paralelamente, ambos também disputavam a liderança do campeonato inglês, que na ocasião acabou vencido pelos Reds, a despeito do Nottingham ter completado no decorrer do torneio uma invencibilidade de 42 jogos que só seria quebrada mais de vinte anos depois, pelo Arsenal. O clube vencia sua segunda Copa da Liga.
Na Copa dos Campeões, o Nottingham passou tranquilamente pelos adversários que se seguiram, tornando-se também o primeiro clube a vencer uma semifinal do torneio na casa do adversário- o que ocorreu na vitória por 1 x 0 sobre o Colônia, que conseguira empatar em 3 x 3 na Inglaterra - e, na final, bateram por 1 x 0 os suecos do Malmö. O gol foi marcado por Trevor Francis, astro do Birmingham City contratado especialmente para a decisão. Mesmo Francis não escapara da cerimônia de "batismo" imposta pelo treinador aos novos jogadores do Nottingham, tendo sido forçado a servir chá aos novos colegas durante o intervalo daquela e de algumas partidas seguintes;"Ele punha muito leite no meu. Jogava melhor do que fazia chá", chegou a contar Clough.
Clough levava o minúsculo clube a um inacreditável título no mais importante torneio continental de clubes, igualando-o ao tradicional Manchester United, campeão em 1968 e que seria ultrapassado pelo Nottingham em seguida: credenciado a disputar o torneio na temporada seguinte como detentor do título, faturou-o novamente, vencendo na decisão o Hamburgo. Apenas o Milan de Marco van Basten conseguiria ser bicampeão seguido do torneio após o feito do Nottingham, que foi o segundo maior vencedor inglês do torneio até 2008, quando o Manchester United faturou seu terceiro título. Na mesma temporada do bicampeonato europeu do Nottingham, o Derby era rebaixado para a segunda divisão. Clough recusaria outro convite para voltar ao antigo clube em 1983.
MATCH PREVIEW
O Capitão do Forest, Paul McKenna, pode voltar para o jogo depois de perder os quatro últimos jogos com uma lesão na virilha.
Chris Cohen, Garath McCleary e Nathan Tyson também são opções para Billy Davies se ele desejar fazer alterações.
O capitão do Derby, Robbie Savage está suspenso, então James Bailey pôde ser escalado como titular.
Dean Leacock espera estar em forma após uma lesão na virilha que o deixou fora contra o Reading, mas Gareth Roberts (panturrilha) e Russell Anderson (coxa) estão fora.
A rivalidade é garantida quando esses rivais se encontram. Tratam-se 104 anos desde seu primeiro jogo, um empate sem gols no City Ground, onde o Reds são formidáveis e onde o Derby venceu apenas uma vez nos últimos 33 anos.
O Rams perderam seus últimos quatro jogos do Campeonato, mas o técnico Nigel Clough tem um retrospecto ótimo contra Forest, clube onde fez seu nome como jogador.
Clough, que fez 412 jogos e marcou 131 gols para os Reds, já comandou três vitórias em cinco partidas do Derby contra seus inimigos de East Midlands desde que se tornou chefe no Pride Park.
FACTS
• A vitória por 3-2 na temporada passada é apenas a 1ª vitória do Nottingham Forest em oito encontros na liga com o Derby.
• Forest venceu cinco e empatou cinco de seus jogos em casa nesta temporada.
• Não perdem em casa há 29 jogos desde a derrota para o Blackpool, em setembro de 2009.
• Rob Earnshaw e o goleiro Lee Camp se dizem "ansiosos" para enfrentar seu ex-clube.
• O Derby perdeu seus três últimos jogos fora de casa.
• Eles não terminam um ano com uma vitória desde 2006.
• Kris Commons é garantido no time, para jogar contra seu ex-clube.
Tempo Real da partida: