Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 26/01/2011

Nome: The Den
Local: Londres
Capacidade: 20,146 pessoas
Construção: 1992
Inauguração: Agosto de 1993



Geralmente quando os times resolvem construir um novo estádio, há um certo padrão em usar um novo nome, mesmo que a mudança seja mínima. Mas no caso do Millwall, já que o novo estádio tem o mesmo nome do antigo.

O primeiro Den foi construído em outubro de 1910, a quinta casa do clube desde sua fundação em 1885. O estádio passou por momentos complicados, principalmente em 1943. Durante a guerra, o estádio foi severamente bombardeado pelos Alemães, o que impediu a realização de jogos por um bom tempo.



O estádio tinha uma grande atmosfera noturna, uma das poucas qualidades, já que o estádio sempre era alvo de críticas e ganhou o apelido de "Dirty Den". Dois lados do estádio eram feitos de concreto puro, o setor principal era muito pequeno, os vestiários eram horríveis e o setor reservado à torcida visitante era o pior do estádio. Sempre havia alguma coisa para bloquear a visão.

Mas apesar dos problemas, a torcida do Millwall adorava o estádio e sempre fazia de tudo para ajudar o time, sendo justamente um 12º jogar. E nisso, surgiu o famoso "Millwall Roar", uma alusão ao apelido do time, Lions. Os gritos ensurdecedores da torcida, do início ao fim dos jogos, transformaram o The Den em um dos estádios mais temidos da Inglaterra. Técnicos, jogadores e torcedores tinham medo de ir ao estádio, devido à atmosfera intimidadora que era vista. Por um lado, isso ajudou, afinal, o Millwall conseguiu um série invicta de 59 jogos em casa. Mas com a chegada do Hooliganismo, o estádio começava a parecer perigoso, tanto que foi fechado cinco vezes pela federação Inglesa de Futebol.



Algo em relação ao estádio precisava ser feito. As primeiras tentativas foram feitas no final da década de 70. Algumas propostas para a construção de um novo estádio foram apresentadas. O novo Den teria capacidade para 25000-30000 pessoas. Os planos estavam traçados, terrenos para as obras,mas havia um problema crucial: O Millwall não tinha dinheiro para bancar um novo estádio. Com isso o plano se mostrou um completo fracasso.

Em 86, com novos donos, o estádio passou por muitas reformas. A situação melhorou, mas não tanto, já que os velhos problemas persitiam. E com o rebaixamento do time para a segunda divisão em 90, a direção do Millwall decidiu que era hora de procurar outro lugar. O plano inicial era demolir o antigo estádio e construir um novo, mas o plano foi abandonado pouco tempo depois, pois um lugar mais espaçoso foi encontrado O estádio foi vendido, o que causou a revolta de muitos torcedores que não queriam abandonar o Den. Uma série de protestos contra o Presidente do clube, Reg Burr foi iniciada. Mas de nada adiantou. A decisão já estava tomada e o Millwall teria um novo estádio.



em 1992, as obras do novo Den começaram. O estádio se tornou o primeiro estádio a ser construído sob as novas normas, após a tragédia de Hillsborough. Inicialmente foi chamado de "The New Den", mas algum tempo depois, voltou a ser chamado apenas de "The Den", assim como o antigo. O primeiro jogo do Millwall no novo estádio foi em um amistoso contra o Sporting, vencido pelos Portugueses por 2-1. O novo estádio não parecia dar tanta sorte como o antigo. Com muitos altos e baixos, O time foi rebaixado para a League Two em 1996, voltou para a championship em 2001, chegou à final da FA Cup em 2004, rebeixado de novo em 2006 e de volta à championship em 2010.

O Novo Den é moderno, amplo e confortavel. Mas ja não impõe tanto medo como o antigo. O "Millwall Roar" já não existe como antes e parece ter ficado pra trás, assim como grtandes histórias sobre o clube, que certamente nunca serão superadas. A mudança para um novo estádio ainda deixa marcas que nunca serão esquecidas por boa parte dos torcedores.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis