Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 17/02/2011

Nome: Oakwell Stadium
Local: Barnsley
Construção: 1888
Inauguração: 1888
Capacidade atual: 23,009 pessoas
Recorde de público: 40.255 pessoas



Com mais de 100 anos de existência, o Oakwell tem sido a casa do Barnsley desde 1888, um ano após a fundação do clube. Era considerado um dos piores estádios para se jogar. Tanto pelas péssimas instalações como pelo gramado, que apesar de não ser tão diferente de muitos estádios da época, não apresentavam boas condições para os jogadores.

Em 1920, o estádio presenciou sua maior tragédia. o zagueiro do Blackpool, Horace
Fairhurst, recebeu uma pancada na cabeça durante jogo contra o time da casa e acabou falecendo 11 dias depois, em decorrência dessa lesão.

Assim como praticamente todos os estádios da Inglaterra, O Oakwell passou por uma reforma quase que completa na década de 90. as primeiras obras começaram em 1993. O setor leste foi totalmente remodelando, ampliado e coberto.



Em 95 foi a vez do setor oeste, o único setor do "antigo" estádio que foi mantido. O plano original era demolir o setor inteiro e construír um novo. Mas com as inúmeras crises financeiras dos Tykes ao longo dos anos fizeram com que o plano fosse abandonado. Apesar de tudo, o clima antigo do setor costuma ainda é bem visto pelos torcedores que vão ao estádio. Também em 95, o setor sul, também conhecido como "CK Beckett Stand", também foi reformado. Com capacidade para 4508 pessoas, acredita-se que o setor foi reformado já tendo em vista uma ampliação futura.

E finalmente, isso nos leva ao setor norte, o último a ser reformado. É o setor reservado à torcida dos times visitantes. Apesar disso, foram poucas as vezes que o setor esteve lotado. Apenas a torcida de 4 times conseguiu isso até agora. Em 2006/2007, as torcidas de Sheffield Wednesday, Derby County e Birmingham. E em 2009/2010, o Sheffield wednesday de novo, além do Newcastle.



Em 2002, afundado em uma grande crise financera, o Barnsley entrou em concordata, e correu um sério risco de fechar as portas. Na tentativa de se reerguer, o clube precisou vender o estádio ao conselho da cidade. Após quitar suas dívidas com os credores (que não eram poucos), o Barnsley retomou o controle do Oakwell.

Em 2008, o clube voltou a pensar em demolir e reconstruir o setor oeste inteiro. A idéia inicialmente não foi bem recebida, mas com todos os problemas estruturais, seria mais viável reconstuir o setor do que simplesmente reformá-lo mais uma vez. Em 2010 os planos para a reconstução do setor foram apresentados. O novo setor teria capacidade para 9.000 pessoas, mas não havia certeza se a capacidade total do estádio aumentaria com isso. E até então, nada foi feito e não há planos de se ou quando isso vai acontecer.



Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis