Classificação

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 03/02/2011

Nome: Turf Moor
Local: Burnley
Ano de construção: 1883
Inauguração: 17 de fevereiro de 1883
Capacidade: 22.546 pessoas
Recorde de público: 54.755 pessoas




Embora seja a casa do Burnley desde a sua fundação, o futebol não foi o primeiro esporte praticado no Turf Moor. Os Clarets jogavam originalmente no Calder Vale e só resolveram mudar de estádio após o convite do Burnley Cricket Clube, administrador do estádio até então. O primeiro jogo aconteceu algum tempo depois, 17 de Fevereiro, exatamente. O Burnley acabou perdendo para o finado Rawtenstall por 6-3.

Recém-formado, o Burnley não conseguia atraír muito público ao estádio na época. A situação só começou a mudar a partir de 1885, com a primeira reforma e novas instalações, a média de público subiu de 2.000 para 12.000 pessoas. Seu primeiro jogo oficial só aconteceu em 1888, com a entrada do time na Football League. Os clarets foram goleados pelo Bolton (4-1), mas a partida entrou para a história, pois Fred Poland marcou o primeiro gol do time em jogos oficiais.



Em 1898, com mais reformas, o estádio alnaçava seu recorde de público até então. 20.000 pessoas acompanharam pela primeira vez um jogo do time na FA Cup. O principal setor do estádio foi demolido duas vezes em um período de 15 anos. Mas apesar de tudo, a decisão valeu a pena. Em 1913, o estádio teria a capacidade para mais de 50.000 pessoas, o que só pôde ser comprovado em 1924, com a vitória do Burnley sobre o Huddersfield Town pela FA Cup. Com 54.755 pessoas, esse é o recorde de público do estádio até hoje.

Em 1927, o Turf Moor recebeu seu único jogo internacional até hoje. Um amistoso entre Inglaterra e País de Gales. Os Ingleses perderam e ainda viram Jack Hill, capitão do Burnley na época, marcar um gol contra. Hoje em dia, o estádio só recebe jogos de seleções sub-19 e sub-21.



As maiores mudanças aconteceram na década de 60. Instalações de refletores, expansão e constução de coberturas nos principais setores, mudança de gramado, aquecimento subterrâneo, sitema de drenagem e outras coisas. Um dos estádios mais antigos do Reino Unido ganhava ares de modernidade. Novas mudanças só voltaram a acontecer em meados dos anos 90. Mas reformas nos setores antigos, construção de novos, acentos numerados e todos os setores agora eram cobertos. Com todas as reformas, o estádio agora tinha a capacidade para 22,619 pessoas.

Em 2007, novos planos de reformas foram apresentados ao público. Além da construção de restaurantes e a ampliação do estacionamento nos arredores, havia um plano de ampliação do estádio para 28.000 pessoas. A idéia era começar as obras em 2007 e terminá-las em 2010. Mas por problemas de autorizações, todo o projeto sofreu atrasos. Em 2008, todo o projeto foi arquivado, devido à crise econômica mundial, o que acabou restringindo os fundos para o projeto. A crise passou, mas com o rebaixamento do clube para a championship, o projeto segue arquivado e só deve voltar a ser discutido caso o Burnley volte para a Premier League.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis