Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Postado por : Jorge Lima 02/03/2011

Nome: Fratton Park
Local: Portsmouth
Construção: 1898
Inauguração: 1898
Capacidade: 20,821 pessoas
Recorde de público: 52.385 pessoas



Caracterizado por sua simplicidade e seu ar historico, a história do Fratton Park surgiu e cresceu juntamente com a fundação do Portsmouth, também em 1898. O primeiro jogo no estádio aconteceu em 5 de setembro de 1899, em um amistoso contra o rival, Southampton, vencido pelo Pompey por 2-0.

O setor principal do estádio foi desenvolvido pelo renomado arquiteto Archibald Leitch, o mesmo que projetou o Stamford Bridge, Anfield Road, Old Trafford, Villa Park, entre outros. O setor é similar ao o que é visto hoje em um dos setores do Craven Cottage, outro projeto de Leitch.

Em 1903, o estádio recebeu o seu primeiro jogo internacional. Foi um amistoso entre Inglaterra e País de Gales. O estádio também recebera alguns jogos da seleção Sub-21 da Inglaterra. Em 1948, o estádio recebia outro grande evento. O Fratton Park foi sede de alguns jogos das Olimpíadas. O evento, como todos sabem, aconteceu em Londres. Mas o Fratton Park, juntamente com o Goldstone Ground, foram os únicos estádios fora da cidade escolhidos para receber os jogos.



Ainda em 48, o Portsmouth viveu o seu maior momento, ao se tornar na época, o primeiro clube a vencer a Football League e a FA Cup na mesma temporada. No ano seguinte, o time parecia caminhar bem para o Bi-campeonato. Empolgados com o bom momento, a torcida marcou presença na semifinal contra o Leicester. O público de 52.385 pessoas é o maior do estádio até hoje. O time voltou a vencer a Football League, mas acabou perdendo para o Leicester e acabou ali o sonho de vencer mais uma FA Cup.

Em 1956, o Portsmouth finalmente pôde jogar à noite, após a instalação de refletores. Seu primeiro jogo assim foi contra o Newcastle. Com a tragédia de Hillsborough e o Taylor Report, o Fratton Park passou por inúmeras reformas, o que fez o estádio ficar mais seguro, embora a capacidade do mesmo tenha reduzido bastante. Enquanto esteve na Premier League, o Fratton Park era o estádio com a menor capcidade da competição. Com o rebaixamento na temporada passada, o Blackpool e o seu Bloomfield Road roubaram esse "posto".

No 'atual' Fratton Park, a proximidade das arquibacadas com o gramado é pequena. Junte a isso torcedores fanáticos cantando e apóiando o time o tempo todo e você tem o clima intimidador da maioria dos estádios pequenos do país. E isso foi vivenciado pelo Milan en 2008, quando enfrentaram o Portsmouth pela extinta Copa da UEFA. Ronaldinho Gaúcho, na época pelo time Italiano, definiu aquilo como 'a melhor atmosfera do mundo do futebol'.



O Fratton Park é histórico e tem sido um companheiro fiel do Portsmouth ao longo de sua história. Mas mesmo com todas as reformas, o estádio parece estar sendo vencido pelo tempo em comparação a outros estádios da Premier League. Por causa disso, o clube vem pensando em alternativas há alguns anos. Os primeiros planos concretos surgiram em 2004, após o clube ter conseguido se manter na Premier League. A idéia não era reformar o Fratton Park, mas sim construir um novo estádio. Entretanto, a área escolhida parecia ser inviável de acordo com o projeto. Em 2006, surgiu a idéia de remodelar mais uma vez o Fratton Park, fazendo com que a capacidade do estádio fosse aumentada. mas mais uma vez, o projeto foi suspenso, sem maiores explicações.

O terceiro round veio em 2007. Foi apresentado um projeto de um novo estádio, com capacidade para 36.000 pessoas, que seria construído próximo à base naval da cidade. O projeto ainda incluía a construção de lojas, casas e apartamentos. Em tese, a idéia parecia perfeita, o projeto teve uma grande aprovação, mas haviam alguns problemas. O principal deles era a localização. Se construído entre a base naval, a linha férrea e o porto da cidade, Só seria possivel chegar e sair do estádio por um único ponto. E mais uma vez, os planos foram abandonados.



Em 2009, um novo plano voltou à pauta. A idéia, que já havia sido considerada antes, era "girar" o Fratton Park em 90 graus. Com isso, obras maiores poderiam ser feitas nos setores e a estimativa era que o estádio tivesse a capacidade de 30.000 pessoas. Mas com a crise financeira do clube e o consequente rebaixamento, os planos foram suspensos, de novo. Considerando que o clube ainda enfrenta problemas financeiros, é difícil saber quando um novo plano concreto em relação ao Fratton Park ou um novo estádio aparecerá. Mas certamente isso não deve acontecer tão cedo.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis