Postado por :
Edmar Assis
17/07/2011
Data: 26 de Maio de 2006
Local: Millenium Stadium
Espectadores: 64,736
Condições do tempo: Limpo
No final da temporada 2005/2006, O Leeds United tinha em mãos a maior chance de retornar à elite depois de anos de confusões fora de campo. O time chegara aos Play-offs da Championship em 6º lugar, tendo conseguido a classificação com enorme dificuldade. A missão era mais dura ainda, pois precisaria enfrentar o Preston, que terminara em 4º, e que vinha jogando um futebol mais bonito e com mais qualidade. Mas no confronto semi-final a tradição do Leeds falou mais alto. Depois de empatar em casa por 1-1, os Whites bateram o Preston por 0-2 em pleno Deepdale e garantiu vaga na final, para enfrentar outro bom time, o Watford.
A cidade de Cardiff ficou pequena para tamanha festa no dia da grande final. Os dois times tinham das torcidas mais fanáticas da Inglaterra. A parte definida para a torcida do Watford ficou sensacionalmente amarela, com balões de ar e muitos papéis picados. Era a chance dos Hornets retornarem à elite depois de muitos anos, e a confiança era geral, pois o time mostrara bom futebol durante toda a competição, perdendo a vaga direta por detalhes. Comandados por Aidy Boothroyd, e com bons nomes como o onipresente Marlon King, Henderson e Gavin Mahon, o time entrara como favorito contra o Leeds. Os Whites também contavam com jogadores conhecidos, entre eles Rob Hulse, Shaun Derry e Neil Sullivan. A festa da torcida do Leeds era fantástica. Conhecida por nunca abandonar o time, os fãs cantaram o hino do clube, Marching on Together, em altos brados.
O Jogo começou bastante estudado, e a torcida deu mais show nas arquibancadas do que os jogadores no campo. O Leeds partiu pra cima no começo, mas aos poucos foi recuando, e a maior falha do time na temporada, a defesa, apareceu mais uma vez. Em cobrança de escanteio, DeMerit subiu totalmente livre na área para fazer de cabeça, 1-0, aos 25 minutos de primeiro tempo. Delírio nas arquibancadas opostas ao gol, onde se concentravam os Hornets. O restante do primeiro tempo foi marcado por ataque contra defesa por parte do Leeds, mas a boa armada defesa do Watford barrou todas as ações do time.
O Segundo tempo começou como terminou o primeiro. Mas, aos 57' minutos, um lance completamente bizarro começou a dar ao Millenium Stadium um tom amarelo. Em cobrança de lateral na área, a zaga rebateu, Marlon King girou com a bola, bateu fraco, mas o goleiro Sullivan caiu em camera lenta; a bola bateu na trave, as costas do goleiro e entrou vagarosamente no gol, para explodir a torcida do Watford, que via a Premier League cada vez mais perto. O Golpe de misericórdia veio a 5 minutos do fim. Shaun Derry derrubou Marlon King na área, pênalti. Na cobrança, Henderson fechou o caixão do Leeds, e garantiu o Watford na Premier League, 3-0.
Ao final de jogo, muita festa e muitas lágrimas em campo, por parte dos dois times. O Watford estava na Premier League, e o Leeds amargaria mais uma temporada de sofrimento e cobranças.
Ficha Técnica:
Leeds United: Sullivan, Kelly, Butler, Gregan (Bakke 84), Kilgallon, Richardson (Blake 45), Miller (Healy 62), Derry, Douglas, Lewis, Hulse.
Watford: Foster, Doyley, Mackay, DeMerit, Stewart, Chambers (Bangura 72), Mahon, Spring, Young, King, Henderson.
Gols: DeMerit 25, Sullivan 57 og, Henderson 84 pen.
Árbitro: Mike Dean