Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 10/11/2011



Nome: Selhurst Park Stadium
Local: Londres
Construção: 1924
Inauguração: 1924
Proprietário: CPFC 2010
Capacidade: 26.309 pessoas


O Selhurst Park foi mais uma obra prima do renomado arquiteto Escocês Archibald Leitch, responsável, pelo Celtic Park, Old Trafford, Anfield, Goodison Park, Craven Cottage, entre outros. Os planos para o estádio começaram a ser desenvolvidos em 1922, com a compra do terreno, que anteriormente era usado como um depósito de tijolos. ao todo, a construção do estádio custou algo em torno de 30.000 libras e foi inagurado pelo prefeito de Londres em agosto de 1924. Apesar de contar com apenas um setor de arquibancada, o Selhurst Park era considerado um estádio decente, considerando as condições da época.



Devido à situação financeira do Crystal Palace, nenhuma reforma estrutural foi feita no estádio até 1969, quando o clube chegou a Division One (primeira divisão na época). Um novo setor foi construído e ganhou o nome de Arthur Wait Stand, em homenagem ao Presidente do clube, que também trabalhou diretamente na construção do estádio diretamente. Sua gestão foi uma das melhores da história do clube. Na década de 60, os Eagles conseguiram subir da 4ª para a 1ª divisão. Pouco tempo depois, surgiram a Holmesdale Road e a Whitehorse Lane e finalmente o estádio se tornou "fechado".

Em 1981, o Crystal Palace se encontrava mais uma vez em dificuldades financeiras. Isso fez com que o clube vendesse parte da Whitehorse Lane para a construção de um supermercado por 2 milhões de Libras, que fez que o setor fosse reduzido pela metade na reabertura.



Assim como muitos clubes em dificuldades financeiras, o Crystal Palace acabou vendendo o estádio na tentativa de aumentar as rendas. Com isso, em 86, o na época presidente do clube se tornou o novo proprietário do Selhurst Park. Com o clube entrando em administração, Noate deixou o clube em 2000, mas seguiu sendo o proprietário do estádio, que acabou sendo alugado ao clube pela bagatela de £1.2M ao ano.

Atualmente, o estádio pertence ao CPFC 2010, consórcio que assumiu o clube após entrar mais uma vez em administração. O clube não tem planos de permanecer no Selhurst Park por muito tempo. Os Eagles querem "voltar às origens" e pra isso, tem planos de voltar ao Crystal Palace National Sports Center, local onde o clube mandava os seus jogos até 1915. Os planos incluem demolir a estrutura atual e construír um estádio com capacidade para 40.000 pessoas. O Crystal Palace espera colocar os planos em prática até 2015, mas com a situação financeira do clube, isso só será possível se o clube voltar à Premier League.


Curiosidades


* o maior público do estádio foi de 51.801, quando o Crystal Palace venceu o Burnley por 2-0 e com isso, conquistou a segunda divisão em 1979.

* O Crystal Palace dividiu o estádio com o Charlton Athletic (entre 85 e 91) e Wimbledon (91 a 2003)

* O Estádio já recebeu o pior público da história da Premier League. Wimbledon x Everton, em janeiro de 93, foi assistido por apenas 3039 pessoas.

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis