Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Edmar Assis 03/02/2012


Se existe um jogo no mundo que literalmente paralisa uma cidade inteira, este jogo é entre West Ham v Millwall. O "The East London Derby" chega à sua 103ª partida, recheada, como sempre, de muita rivalidade, preocupação da polícia, festa dos torcedores e (esperamos), bom futebol. Pra completar, o jogo terá transmissão ao vivo para todo o Brasil pela ESPN, às 10h15 da manhã deste sábado, dia 05 de Fevereiro.

Os próprios torcedores de West Ham e Millwall não se consideram "rivais" e sim inimigos declarados. Desde os primeiros jogos entre as equipes, no início do século XX, em raros casos não houveram algum tipo de confusão. O Millwall foi fundado em 1885. Dez anos depois, do outro lado do rio Tâmisa, o West Ham United, que se chamava, à época, Thames Ironworks, também foi fundado. Um dos grandes motivos para tamanha rivalidade entre os clubes aconteceu em 1926: trabalhadores de Millwall quebraram um acordo de greve entre os estivadores da região. A suposta traição é considerada como uma das grandes razões para a antipatia histórica entre os clubes e os torcedores. Episódios de confusões e vandalismos são mais famosos do que qualquer gol ou lance de jogo. Nos anos 70, por exemplo, um torcedor do Millwall foi morto após uma briga com os rivais. No jogo seguinte, a torcida dos "Lions" levaria uma faixa ao estádio prometendo vingança: ‘"Um torcedor do West Ham tem que morrer para vingá-lo". Contamos melhor esta história no nosso texto do primeiro turno.

No dia do jogo, nos arredores de Upton Park, em Londres, nada funciona. O medo de que confusões entre as torcidas faz com que os comerciantes locais baixem as portas e só reabram à noite. Como a diferença entre as divisões fez com que West Ham e Millwall não se encontrem tantas vezes (apenas 103 jogos em mais de 100 anos), as partidas são ainda mais esperadas pelos seus torcedores. No primeiro turno, o jogo nem parecia o grande clássico. Depois da enorme confusão pela Carling Cup em 2009, quando torcedores do West Ham causaram uma enorme confusão invadindo o campo, esperava-se mais confusões no The Den. Mas a polícia, num gigantesco trabalho com mais de 3000 (!) policiais evitou quaisquer danos ao patrimônio público, e também não houverem feridos. E também não houveram gols no jogo, que terminou num decepcionante 0-0.

Mas a preocupação dessa vez é maior. O estádio do West Ham e os arredores de Upton Park são territórios "complicados", segundo o próprio chefe da polícia londrina, devido às dificuldades de se cobrir todos os acessos das torcidas e evitar confrontos. A proximidade da arquibancada de Upton Park com o campo também é motivo de enorme preocupação, e a polícia se reuniu com alguns jogadores de West Ham e Millwall e pediu para que os jogadores "pensem muito bem" antes de comemorar gols no jogo. Tudo para evitar cenas como a que aconteceu no Egito há alguns dias, quando um massacre de torcedores matou mais de 70 pessoas. Futebol é lugar de espetáculo e não de violência, por isso torcemos para que o jogo seja um grande espetáculo e uma grande festa apenas nas quatro linhas.


Falando do jogo em si, os times chegam de dolorosas derrotas. O Millwall perdeu do Watford, em casa, por 2-0 e se aproximou perigosamente da zona de rebaixamento. Para o clássico, o time deve promover a estréia de Andy Keogh, ao lado de Henderson no ataque. O capitão Paul Robinson deve estar de volta. Já no West Ham, a grande espectativa é pela estréia dos recém-contratados: Ravel Morrison, meia que veio do Man.United, deve começar no banco, mas os atacantes Ricardo Vaz Te e o badaladíssimo Nicky Maynard já devem ir à campo. Basta saber como Big Sam vai fazer para armar o time com Carlton Cole, Vaz Te, Maynard e Baldock brigando pelas vagas no ataque. O zagueiro George John, que veio dos EUA, também deve ser titular.

Todos nós, da Equipe Championship Brasil, esperamos um grande jogo, digno da maior rivalidade da Inglaterra!


Vídeo de confusão entre as torcidas de West Ham v Millwall

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis