Classificação

Classificação
Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.
Postado por : Edmar Assis 19/04/2012

Festa sim. Planejamento, também.  (Foto: The Guardian)
O Reading garantiu seu acesso para a Premier League na última terça, e ainda comemora, com muito merecimento. Mas, a partir de agora, o momento é de planejar.

É consenso geral que um time que sobe da Championship para a Premier League precisa contratar muitos jogadores e reforçar seu plantel pois a diferença técnica entre os campeonatos é muito grande. O Derby County provou em 2007 que um planejamento ruim e contratações erradas podem ser desastrosas, visto que o time ainda ostenta o fardo de ter sido o pior time da história da Premier League, ganhando apenas 16 pontos. O QPR, que foi campeão da última temporada da Championship, contratou demais e investiu muito dinheiro, mas (ao nosso ver) investiu em alguns nomes duvidosos, além de não reforçar o ataque e a defesa como Norwich e Swansea, também vindos da Championship, fizeram. Mas, segundo o economista de futebol Rob Wilson, o Reading tem que copiar o modelo de outro time. O Stoke City.

O economista analisou o fato do Reading ter nada menos de £90 milhões em caixa para gastar em contratações, palavras de seu próprio e novo dono, o bilionário russo Anton Zingarevich, que também afirmou que os planos de aumentar a capacidade do estádio do clube, o Madejski, de 24.000 para 38.000 lugares. Wilson, professor de economia da Sheffield University, disse à BBC: "Espero que eles não gastem milhões de libras, mas em vez disso, construir um time progressivamente. Há um otimismo real depois da promoção do Reading para a Premier League, que irá atrair novos investimentos e novos empregos em todo o Vale do Tamisa."  Zingarevich disse que elaborou uma lista de jogadores que ele gostaria de contratar durante o verão, mas Wilson aconselhou-o a gastar com sabedoria. " A promoção vai valer na região de £90m para o clube nos próximos 12 meses. Há três modelos quando você é promovido. Você pode ir para o mercado com tudo como Portsmouth, e olha o que aconteceu com eles..."

"Você pode ir para a abordagem mais conservadora, como o Blackpool fez, e apenas pagar todas as suas dívidas e ser mais prudente. Ou você pode olhar para o modelo do Stoke City da construção incremental. Se eles podem contratar um ou dois jogadores com salários ligeiramente mais elevados, podem ser competitivos." O acesso garante ao Reading cerca de 45 milhões em receita relacionada a televisão sobre a próxima temporada, e o clube poderia dobrar essa quantia de outras fontes, tais como receitas de bilheteira e renda comercial. Mas um diretor de futebol dos Royals,  Barry Silkman, acredita que os Royals terão que gastar algum desse dinheiro para contratar três jogadores chave, se quiserem permanecer na Premier League.

"Para ficar de fora dos três últimos, precisamos de dois ou três nomes de peso", disse à BBC. "Os gestores enfrentam problemas quando eles vão para cima dos jogadores, e a questão deles é: o seu clube bom o suficiente para ficar? O Blackpool manteve todos os salários em £ 10.000 por semana e eles não contrataram jogadores de multi-milhões de libras. O que aconteceu com o Blackpool é que eles gastaram muito pouco. Talvez se tivessem gasto um pouco mais ou, pelo menos, pagar salários mais altos para obter jogadores um pouco melhores, eles ainda teriam estado lá. É uma situação difícil para todos. Não há maneira certa e não há nenhuma maneira errada. O time precisa de um atacante que é um goleador comprovado. Eles precisam de um zagueiro que tem experiência de nível superior e mesmo um meio-campista. Reading tem uma boa equipe e se eles podem adicionar a isso, ficar no campeonato e continuar a crescer ano após ano."

Nós esperamos que o Reading tenha prudência com o tanto de dinheiro em caixa, para que não se afunde na soberba, e mesmo que não seja um "iô-iô" na Premier League...

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis