Classificação FINAL

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Edmar Assis 25/05/2013


A Championship tem 46 rodadas, e como todo o campeonato de pontos corridos tem um campeão e, no caso, o vice-campeão consegue uma vaga na Premier League. Além dessas rodadas, a Championship tem seus play-offs, a disputa entre o 3º, 4ª, 5º e 6º colocados na temporada. Então por que os play-offs são o momento mais importante de toda a temporada? Simples. Questão financeira e de status no futebol inglês. 

Quem sobe da Championship para a Premier League, logo de cara, embolsa a numerosa quantia de £90 MILHÕES (aproximadamente), divididos entre direitos de televisão, patrocínios, etc. Isso acontece com os 3 que sobem, mas quem consegue o feito via play-offs tem diferenças fundamentais: A final dos play-offs é no templo do futebol mundial, o estádio de Wembley, que sempre fica com capacidade máxima, ou seja, mais de 89.000 pessoas assistem o jogo no estádio, e milhões em todo o mundo, dando audiência que, claro, é revertida aos clubes. A empresa Deloitte, uma das mais importantes do mundo dos negócios, descreve que vencer os play-offs equivale ao " maior prêmio financeiro no mundo do futebol".

O ganho financeiro de quem sobe via play-offs chega a ser absurdo. Além dos £90 milhões aproximados já citados, o campeão embolsa ainda direitos de transmissão da final e outros patrocínios pontuais, e o montante chega no incrível número de £120 MILHÕES ao clube campeão, valor que será usado durante toda a próxima temporada para tentar se manter na Premier League. E é isso que Watford e Crystal Palace vão buscar na próxima segunda-feira (sim, 2ª feira útil), às 11h00, no Wembley, apenas dois dias da decisão da Uefa Champions League. Mas, para os fanáticos torcedores dos dois clubes, essa é sua própria e grande final.

Ian Holloway, técnico do Palace, deu uma longa entrevista nesta semana, onde tentou mensurar o tamanho da importância que o acesso terá para o clube. Ele disse: "Nós temos a chance de realizar o sonho de todo mundo que ma ao clube, é um jogo diferente e fora de qualquer padrão. Eu já vi e senti o que isso significaria para os fãs. É quase como andar em um casino e colocar o futuro do clube em vermelho ou preto. É uma aposta em nível 50-50 com o qual você pode ser capaz de transformar o seu clube."

E Holloway sabe o que está dizendo. O treinador chegou a 3 finais de play-offs nas últimas 4 temporadas, conseguindo o acesso com o Blackpool em 2010 (contra o Cardiff) e perdendo o acesso com o mesmo Blackpool temporada passada, contra o West Ham. Holloway, que não contará com seu grande artilheiro Glenn Murray, que se lesionou gravemente e pode ficar até nove meses longe dos campos, para a final. E também dará adeus a Wilfried Zaha, que fará seu último jogo pelo Palace antes de ir para o Manchester United.

E no Watford, o pensamento não é muito diferente. Depois de conseguir umas das classificações mais históricas da história do futebol inglês contra o Leicester há duas semanas, os Hornets chegam à final com o peso de serem considerados favoritos. Favoritismo que não é sem motivos. O clube mostrou uma grande futebol durante toda a temporada, com muita ofensividade, e só não subiu direto pois vacilou na última rodada. Mas isso é passado, e o clube agora tenta A vitória, que os levaria de volta à elite.

Gianfranco Zola, técnico do Watford, que fará sua estréia como treinador em Wembley, negou qualquer tipo de favoritismo, dizendo: "Eu não acho que eles (Palace) são os azarões. Eu diria que nós somos os mais  azarões porque no início da temporada, ninguém esperava que conseguíssemos ir tão longe. Estou esperando que eles sejam difíceis de bater. Eles fizeram um trabalho muito bom contra o Brighton e tem meu grande respeito"

Tá chegando a hora! É depois de amanhã a grande final, e nós faremos uma super cobertura em nosso twitter! Siga você também! www.twitter.com/championshipbr




Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis