Classificação

Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Artilharia

Postado por : Jorge Lima 30/09/2013

Muitas vezes, assistindo TV ou lendo um artigo ou notícia na internet (principalmente em Inglês), não é incomum encontrar termos como Whites, Reds, Robins, Royals, entre outros. em alguns casos, os apelidos acabam sendo mais usados que o próprio nome dos clubes. E muitos já devem ter se perguntado qual a origem desses nomes e qual o significado deles. É o que nós vamos explicar nesse post especial.



Addicks (Charlton Athletic) - O apelido seria uma variação de "Haddocks", um restaurante da região especializado em "Fish and Chips", prato muito famoso na Inglaterra.  Dizem que a "iguaria" era oferecida aos adversários após os jogos. o dono desse restaurante teria sido o primeiro grande investidor do clube, lá pras bandas de 1900. Outra versão é que Addicks seria uma homenagem aos torcedores "viciados" que viajavam sempre para ver o time jogar, não importando a distância ou o clima. Charlton também é conhecido como The Valiants e Red Robins.


Cherries (Bournemouth) - A versão oficial é que o apelido surgiu devido a uma grande cerejeira que ficava ao lado do local onde o estádio do clube foi construído. Mas também há quem diga que o apelido teria relação com a cor dos uniformes que o clube usava na época.


Blues (Birmingham) - Como o apelido indica, é uma simples referência à cor do uniforme do clube.


The Tractor Boys (Ipswich Town) - Embora o primeiro apelido do clube por muito tempo tenha sido Blues (claramente relacionado à cor do uniforme), Tractor Boys é o mais utilizado ultimamente, ganhando força principalmente nos últimos 10 anos. Ninguém sabe ao certo como surgiu, mas seria uma referência às raízes rurais do clube na época da fundação. O apelido não é tão bem visto como deveria pela torcida e acaba sendo mais utilizado pela imprensa e por torcedores de outros clubes.


Boro (Middlesbrough) - Uma abreviação do nome. Outra "alcunha" que já não é tão usada é Smoggies, termo bastante usado pra defininir a poluição do ar causada pelas indústrias da região, principalmente durante a revolução industrial. Outro Apelido é Teessiders, referência ao Rio Tees, que fica ao lado do  estádio do clube, o Riverside Stadium

Clarets (Burnley) - Relacionado à cor do uniforme. No Reino Unido, "Claret" se tornou o equivalente à cor vinho, predominante na vestimenta do time



Donny (Doncaster Rovers) - Donny é o apelido da cidade de Doncaster. O clube também é conhecido como Rovers (auto-explicativo) e The Vikings (o desenho do escudo do time).

Foxes (Leicester City) - Uma referência à região de Leicestershire, muito conhecida pela caça a Raposas. A Raposa também é o mascote do clube e foi incorporada ao escudo. Outros apelidos são Blues (cor do uniforme) e Filberts (de Filbert Street, rua de um antigo estádio do clube).

Glovers (Yeovil Town) - Relação com a fabricação de luvas, principal atividade da região na época.

Hoops (Queens Park Rangers) - Referência ao uniforme listrado do time. Outros apelidos são: The R's e Rangers (abreviações do nome)

Hornets (Watford) - Escolhido por meio de votação entre torcedores em referência às novas cores do uniforme, 1959 (preto e dourado). O apelido pegou e pouco tempo depois, o clube adotou a Vespa como mascote e a usou no escudo por algum tempo. Outros apelidos são: Brewers (Referência a uma cervejaria que era dona do terreno do Vicarage Road), Golden Boys, Yellow Army (referências ao uniforme) e The 'Orns (referência ao mascote).


Latics (Wigan Athletic) - Uma simples derivação da palavra Athletic, o "sobrenome" do clube.

Lions (Millwall) - O apelido surgiu graças a imprensa local, que começou a chamar o time de "leões do Sul" após a vitória sobre o Aston Villa na FA Cup de 1900. O apelido pegou e em pouco tempo, o Leão foi incorporado ao escudo do time. Antes, o clube era conhecido como The Dockers, uma referência ao emprego da maioria dos torcedores do clube na época. Apelido que muita gente não gostava, aliás

Owls (Sheffield Wednesday) - A origem foi uma referência ao subúrbio de Owlerton, onde se localiza o estádio do clube, o Hillsborough. Mas o apelido só pegou mesmo quando um jogador presenteou o clube com uma coruja, que se tornaria o mascote oficial do clube. O clube também é conhecido como The Wednesday, referência ao antigo nome.

The Whites (Leeds United) - Referência à cor do uniforme do time. Outro apelido é Peacoks, relacionado ao antigo nome do Elland Road (The Old Peacock Ground). Um apelido que já não é muito usado é United (abreviação do nome). E o motivo é simples. United é um dos apelidos do maior rival, o Manchester United

Tangerines (Blackpool) - Referência à cor do uniforme. Outros apelidos são: Pool (abreviação do nome) e Seasiders (Referência à localização da cidade de Blackpool).

The Rams (Derby County) - Tem relação com o Carneiro, mascote do clube. Tanto o apelido como o mascote teriam sido uma homenagem a um batalhão do exército da cidade de Derby na época.

The Reds (Nottingham Forest) - Mais um apelido com referência à cor do uniforme. O clube também é conhecido como Forest (abreviação do nome), Super Reds (outra referência à cor) e Tricky Trees, que fazia uma referência à floresta de Sherwood (sim, Robin Hood), além do escudo do clube. Tricky Trees também era um Fanzine muito famoso lançado pelo clube no início da década de 90. Alguns também chamam o clube de Robins, uma referência a um pássaro vermelho bem conhecido no país. Mas esse é pouco usado

The Rovers (Blackburn Rovers) - Uma abreviação do nome do clube. Outros apelidos: Blue and Whites (referência ao uniforme) e Riversiders (o Ewood Park fica ao lado do Rio Darwen)

Royals (Reading) - A origem é simples. Localização, localização, localização. Nesse caso, é o condado real de Berkshire. Um apelido que raramente é utilizado é Biscuitmen (referência a uma antiga fábrica de biscoitos da região)

Seagulls (Brighton & Hove Albion) - Brighton é uma cidade litorânea, portanto é extremamente comum ver o céu cheio de... gaivotas! Mas há quem diga que Seagulls foi simplesmente uma resposta ao apelido do maior rival, Crystal Palace (Eagles)


Terriers (Huddersfield Town) - Baseado em uma raça de cachorro bem conhecida na Inglaterra (Yorkshire Terrier). Foi escolhido após votação entre os torcedores

Trotters (Bolton Wanderers) - A versão oficial é até engraçada. Teria relação com um Chiqueiro de uma fazenda que ficava muito próxima ao primeiro estádio do time. Como era uma área aberta, a bola por muitas vezes ia parar entre os porcos. E os jogadores tinham que "trotar" entre os animais pra recuperar a bola. Mas uma outra versão relata que  Trotters é simplesmente um termo local muito usado na época pra definir um piadista. E na versão menos plausível, Trotters seria uma variação de "Wanderers"

Tykes (Barnsley) - Tyke é um apelido comum dado a quem nasce no condado de Yorkshire, onde a cidade de Barnsley é localizada. o time também é conhecido como Reds, em referência ao uniforme, e Red Robins (o passaro mais uma vez)

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis