Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Edmar Assis 22/05/2014


DOIS DIAS! Em dois dias iremos conhecer o mais novo integrante da Premier League na temporada 2014/2015. Já fez suas apostas? Derby County ou Queens Park Rangers irá levantar a taça? Taça que, incrivelmente, fica em segundo plano em relação a tudo que valem os 90 minutos mais importantes da temporada. Em mais um especial na contagem regressiva para a final, hoje falamos mais sobre tudo que envolve esse grande duelo, os ENORMES ganhos financeiros pro vencedor e uma moral elevadíssima. Tá chegando a hora!

A Championship tem 46 rodadas, e como todo o campeonato de pontos corridos tem um campeão (Leicester) e, no caso, o vice-campeão (Burnley) consegue uma vaga na Premier League. Além dessas rodadas, a Championship tem seus play-offs, a disputa entre o 3º, 4ª, 5º e 6º colocados na temporada. Então por que os play-offs são o momento mais importante de toda a temporada? Simples. Questão financeira e de status no futebol inglês. 


Quem sobe da Championship para a Premier League, logo de cara, embolsa a numerosa quantia de £90 MILHÕES (aproximadamente), divididos entre direitos de televisão, patrocínios, etc. Isso acontece com os 3 que sobem, mas quem consegue o feito via play-offs tem diferenças fundamentais: A final dos play-offs é no templo do futebol mundial, o estádio de Wembley, que sempre fica com capacidade máxima, ou seja, mais de 89.000 pessoas assistem o jogo no estádio, e milhões em todo o mundo, dando audiência que, claro, é revertida aos clubes. A empresa Deloitte, uma das mais importantes do mundo dos negócios, descreve que vencer os play-offs equivale ao "maior prêmio financeiro no mundo do futebol".


O ganho financeiro de quem sobe via play-offs chega a ser absurdo. Além dos £90 milhões aproximados já citados, o campeão embolsa ainda direitos de transmissão da final e outros patrocínios pontuais, e o montante chega no incrível número de £120 MILHÕES ao clube campeão, valor que será usado durante toda a próxima temporada para tentar se manter na Premier League. E é isso que Derby e QPR vão buscar no próximo sábado, às 11h00, no mítico Estádio de Wembley, no mesmo dia da decisão da Uefa Champions League. Mas, para os fanáticos torcedores dos dois clubes, essa é sua própria e grande final. Historicamente, devido ao tamanho do prêmio, o perdedor da final costumava ficar com toda a renda do jogo (algo em torno de £3 milhões). porém, nesse ano os clubes concordaram em dividir a renda em 25% pra cada clube (£1,5 milhão) e o restante, de £3 milhões, fica pra Football League


Falando dos ganhos financeiros, o Derby se vencer poderá usar o dinheiro para reforçar o time, já que as dívidas do clube, pelo menos ao que parece, estão controladas, ainda mais agora que todos os clubes estão de olho no fair play financeiro. Moralmente, ganhar a final, subir junto com o Leicester e deixar o rival Forest pra trás pode dar um enorme impulso na vida do clube, que além de tudo quer a Premier League para apagar a desastrosa campanha de 2007/2008, onde fez apenas 13 pontos. Essa é a hora. Uma derrota manteria o time na Championship, o que seria triste após chegar tão perto e após tantos anos de tormento, mas a torcida entenderia a boa campanha de um time desacreditado no começo da temporada.


Já pro QPR... uma derrota seria altamente desastrosa. Primeiro, porque o time fez altos investimentos pra ficar na Premier League, caiu e consequentemente acumulou várias dívidas. Os 120 milhões ajudariam bastante a amenizar os graves problemas financeiros que o clube vive, mas uma derrota seria uma tragédia sem precedentes. Tendo que se adequar ao Fair play financeiro, uma reestruturação completa teria que ser feita, e a maioria dos jogadores (disparadamente os mais bem pagos da Championship) deixariam o clube, o que culminaria num time mais fraco para a próxima temporada, tempos de vacas magras em Loftus Road e, claro, mais dificuldades para subir. 

Moralmente, a vitória e o acesso seriam comemorados, mas pra muitos (inclusive nós) ficaria com um rótulo de que "não fez mais que a obrigação", pelo time que tem e pelo que foi gasto, fato que não se aplica ao Derby. Mas se perder, os Hoops terão um forte baque emocional e, como já dito acima, terão que se reestruturar completamente.

A final está chegando! Não deixe de acompanhar toda a preparação, o pré-jogo e o tempo real do dia mais importante da temporada com a gente! Siga-nos pelo Twitter e curta nossa página no Facebook!

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis