Postado por :
Edmar Assis
29/07/2018

Nome: Swansea City Association Football Club
Apelido: The Swans
Estádio: Liberty Stadium
Presidente: Jason Levien e Steve Kaplan
Técnico: Graham Potter
Última temporada: 18º (Premier League)
CHEGAM:
- Yan Dhanda (Liverpool U23, Free)
- Jordi Govea (Real Madrid U19, Free)
- Borja Bastón (Málaga CF, fim do empréstimo)
- Jefferson Montero (Getafe CF, fim do empréstimo)
- Jordi Amat (Real Bétis, fim do empréstimo)
- Joel Asoro (Sunderland, £2.30 milhões)
- Barrie McKay (Nottingham Forest, £560k)
- Bersant Celina (Man City U23, £3,40 milhões)
SAEM:
- Lukasz Fabianski (West Ham, £8 milhões)
- Roque Mesa (FC Sevilla, £6 milhões)
- Kenji Gorré (CD Nacional, Free)
- Sung-yong Ki (Newcastle, Free)
- Adam King (Peterborough, empréstimo)
- Leon Britton (fim de carreira)
- Ángel Rangel (dispensado)
- Renato Sanches (FC Bayern Munique, fim do empréstimo)
- Kyle Bartley (West Brom, £4,50 milhões)
Outro clube que há muito tempo não aparecia cá por essas bandas está de volta! Após sete temporadas de muito sucesso na Premier League, e por muitas vezes como referência de futebol bem jogado por um clube pequeno, o Swansea, do País de Gales, está de volta a Championship, não nos deixando sentir falta de um time do simpático país britânico (já que o Cardiff subiu). Mesmo tendo conseguido uma excelente arrancada sob o comando de Carlos Carvalhal (aquele mesmo ex-Sheffield Wednesday), o time não teve forças nos dois últimos jogos, e duas duras derrotas em casa contra Southampton e Stoke nas duas últimas rodadas rebaixaram os Swans.
Mesmo com o rebaixamento, ficou a sensação de que o time poderia ter permanecido, que tem um bom futebol e que faltou também um pouco de sorte. Mas agora tudo isso foi pela janela, e muita coisa deverá mudar lá em Gales. Pra começar, Carvalhal não quis permanecer pra comandar o time na Championship, e o Swansea recorreu a um nome novo e bastante desconhecido: Graham Potter, inglês de 43 que se destacou na última temporada pelo pequeno Ostersund FK, da Suécia, fazendo uma grande campanha na Europa League. A aposta é válida e muito parecida com a que o clube fez lá atrás, antes do primeiro acesso, com Brendan Rodgers e, posteriormente, Roberto Martinez - um treinador jovem e bastante promissor, num time que tem no DNA o futebol bem jogado.
Mas se a escolha do novo comandante empolga, o mesmo não pode ser dito do mercado de transferências. A única contratação de fato é do jovem atacante Joel Asoro junto ao Sunderland. As demais chegadas são de jogadores que voltam de empréstimo, como Ollie McBurnie, que voou pelo Barnsley na última Championship, e de outros jovens promissores. As saídas, sim, são pesadas e devem mexer muito na espinha dorsal do time: o goleiro Lukasz Fabianski, merecidamente, ficou na Premier League pra jogar no West Ham, e não deixou um reserva confiável; Quem também fica na Premier League é o sul-coreano Sung-yong Ki, que foi pro Newcastle; Roque Mesa, de quem se esperava muito e nunca correspondeu, foi pro Sevilla, e outras referências do sucesso do time, como Angel Rangel e Leon Britton, foram dispensados.
Graham Potter mostrou muita ousadia no seu trabalho lá na Suécia, e deve repeti-lo em Gales, mas as pesadas saídas do elenco (que podem aumentar) deixam a possibilidade do Swansea brigar pelo título em xeque. Mas se há um clube na Championship disposto e pronto pra mostrar um bom futebol, esse é o Swansea. É esperar pra ver.
Provável time para a temporada (4-4-1-1): Nordfeldt; Naughton, Fernandez, van der Hoorn, Olsson; Fer, Carroll, Clucas, Montero; Celina; McBurnie;
Previsão Championship Brasil: Briga por playoffs
Camisas da Championship à venda no Brasil? Siga o Stork Shop no Instagram!
Camisas da Championship à venda no Brasil? Siga o Stork Shop no Instagram!