Por Edmar Assis e Danilo Moraes. Tecnologia do Blogger.

Classificação

Artilharia

Postado por : Edmar Assis 24/05/2019


FALTAM 3 DIAS! Tá chegando a hora da grande final dos playoffs entre Aston Villa v Derby County, em Wembley, valendo a última vaga na Premier League. O lendário estádio de Londres guarda muita história, muitos momentos importantes, e também dois fracassos recentes de ambos os clubes que se enfrentarão na segunda-feira. Tanto Villa quanto Derby amargaram derrotas na final dos playoffs em temporadas recentes, e só um deles deixará a tristeza para trás rumo à glória, enquanto o outro passará mais um ano na segunda divisão, e pior, remoendo mais um fracaso. Em Birmingham e em East Midlands, os próximos dias serão recheados com entusiasmo, apreensão, confiança e pavor.

O Aston Villa terá no próximo dia 27 uma chance rara: jogar a final dos playoffs pelo segundo ano consecutivo, algo que só aconteceu com Leicester, Crystal Palace e West Ham, os Hammers pela última vez em 2003 e 2004. Na última temporada, os Villans estiveram sempre entre os primeiros, passaram com certa tranquilidade pelo Boro na semifinal, e chegaram na final para enfrentar o Fulham. O time não era favorito, pois o técnico Steve Bruce nunca foi capaz de extrair do elenco tudo que era possível. No jogo decisivo, Tom Cairney fez o gol de misericórdia que levou o Fulham para a Premier League, e deixou o Villa pra jogar mais uma temporada na segunda divisão.

Capitão na final contra o Fulham, John Terry hoje é assistente técnico do Aston Villa

Nessa temporada, o Villa chegou aos playoffs após uma impressionante arrancada na parte final do campeonato, mas sofreu para passar do West Bromwich na semifinal. Após uma boa atuação em casa e uma vitória por 2-1, o time de Dean Smith fez um jogo horrível no The Hawthorns, perdeu por 1-0 e só venceu nos pênaltis. A derrota da última temporada deve servir de aprendizado, pois dessa vez o Villa é (levemente) favorito para o duelo. Se quiser o acesso, o medo de perder não pode ser maior que a vontade de vencer, pois o Derby é um time jovem, destemido e que com certeza irá pra cima.

Os playoffs são uma experiência relativamente nova para os torcedores do Villa, que participaram das primeiras 24 das 27 campanhas da Premier League desde o seu lançamento em 1992. Após o rebaixamento da primeira divisão em 2016, eles chegaram à final no ano passado, mas perderam para o Fulham. O torcedor do Villa Mitchell Booth, de Longbridge, em Birmingham, comparou a derrota ao rebaixamento e não deu nada como garantido desta vez. "Depois de jogar os jogos extras e chegar tão perto, parece que você foi rebaixado de novo". "Estávamos em uma espiral descendente nos três ou quatro anos que antecederam o rebaixamento, então seria ótimo ter algo pelo que esperar se formos promovidos."

Mais uma chance pro Aston Villa na final. Os torcedores terão direito a 36.000 ingressos em Wembley

O Villa terá também que lidar com uma grande torcida contra. Enquanto o Derby tem como rivais mais ferrenhos o Nottingham Forest (e o Leicester, embora esses não estejam ligando muito), a região de West Midlands é um viveiro de clubes de alto nível, incluindo o Wolverhampton Wanderers, o West Bromwich e o feroz rival do Villa, o Birmingham City. Com os CTs das duas equipes a menos de seis quilômetros de distância, os fãs do West Bromwich tiveram que assistir enquanto amigos, colegas e familiares comemoravam a dramática vitória do Villa no dia 14 de maio.

O torcedor dos Baggies, Will Matthews, trabalha com vários fãs do Villa, incluindo Mitchell, e tentou evitar o barulho em torno da final. "Toda a cobertura nas notícias torna-se mais difícil. Eu cresci vendo confrontos entre Albion e Villa, então eu conheço muitos fãs do Villa e eu não fico exatamente de boca fechada antes dos jogos. Eu acho que o Villa vai ganhar, mas eu espero que Derby surpreenda, para ser honesto." 

A imagem do desespero de Richard Keogh rodou o mundo. O zagueiro continua muito prestigiado no Derby
Agora, se tem alguém que precisa aprender e muito com sua última derrota na final dos playoffs, e que precisa tatuar a frase "o medo de perder não pode ser maior que a vontade de vencer" é o Derby. Os Rams fizeram uma campanha excelente, e o seu ataque fulminante impressionou, tanto na temporada regular - onde ficou atrás de Leicester e Burnley (que estão na Premier League até hoje) - quantos nos playoffs, onde no jogo de volta da semifinal goleou o Brighton com um sonoro 4-0. 

Na final, o time iria pegar o QPR, um time pragmático porém experiente, treinado por Harry Redknapp. No jogo, o Derby saiu um pouco de suas características, teve medo de vencerm mesmo com um jogador a mais por quase todo o segundo tempo após a expulsão de O'Neil,  e acabou sendo punido de forma cruel e traumática, aos 90', numa falha do zagueiro Richard Keogh (hoje capitão do time) que deixou Boby Zamora na boa pra fazer o gol do acesso dos Hoops. Falha feia, que fez o Derby virar motivo de piada e deixou a torcida extramente traumatizada, ainda mais pelas recentes quedas nas semifinais dos playoffs em outras temporadas.



Com cinco aparições nas últimas 13 temporadas, a experiência do Derby nos play-offs é memorável para dizer o mínimo. Sua casa, o Pride Park, fica nos arredores de uma pequena cidade rica em patrimônio industrial e de engenharia, com a Rolls-Royce e a Bombardier empregando milhares de pessoas na área. O Derby é o que se chama de one-club city, e a equipe de Frank Lampard floresceu nesta temporada, apesar da incerteza sobre o fututo do estádio.

Jamie Thrasivoulou é um fã e poeta ao longo da vida do clube. Seu poema 'We Are Derby' será transmitido em Wembley antes da final. "Será algo surreal se subirmos nesta temporada, acho que vai mudar tudo", disse. "Está acontecendo em um momento tão bom. Você anda por aí e fala com as pessoas e vê toda a atividade nas mídias sociais e todo mundo empolgado". "Eu acho que vai ser algo totalmente diferente, por causa da maneira como tudo aconteceu, com a vitória sobre o Leeds e a forma como os fãs apoiam Frank Lampard. As pessoas têm conversado sobre futebol mais do que eu me lembro em toda a vida."

É hora de esquecer o que passou pros torcedores do Derby

A mais recente vitória nos playoffs do Derby aconteceu em 2006-07 - a primeira final da Championship no novo Wembley. Eles venceram o West Brom por 1 a 0, com um gol no segundo tempo de Stephen Pearson. "Eu me lembro que eles saíram num ônibus aberto pela cidade no dia seguinte", acrescentou Jamie. "Havia muitas pessoas nas ruas e todos estavam muito felizes porque estávamos na Premier League, apesar de não jogarmos muito bem na final."

O que foi uma incrível festa acabaria em tragédia com uma temporada sombria na primeira divisão. O Derby terminou com 11 pontos e uma vitória solitária, contra o Newcastle em setembro de 2007, um recorde negativo que ainda permanece. Lynn Hemsworth, que é presidente do Derby County Supporters Trust e tem participado de jogos em casa e fora por 45 anos, disse que o nível de apoio da torcida nunca caiu naquela infame campanha na elite, apesar dos resultados ruins. "O clima de festa havia diminuído no Natal porque não estávamos obtendo resultados, mas quando as pessoas perceberam o inevitável (rebaixamento), começaram a gostar", disse ela.

"Os torcedores se divertiram e realmente torceram pela equipe. Eles continuaram aparecendo e não vaiaram ou lhes deram dificuldades. E no final do ano os torcedores receberam o prêmio de Jogador da Temporada do clube." "Perder (o jogo contra o QPR) do jeito que fizemos foi comovente, por ter mos sido o melhor time na maior parte do jogo", acrescentou Jamie. "Estar em Wembley naquele dia foi horrível e acho que levamos alguns anos para realmente nos recuperarmos. É muito ruim ter isso na memória, e uma vitória na segunda-feira nos faria esquecer isso." O Derby desde então chegou às semifinais dos playoffs mais duas vezes antes desta temporada, perdendo para o Hull City em 2016 e para o Fulham no ano passado.

A final está chegando! Não deixe de acompanhar toda a preparação, o pré-jogo e o tempo real do dia mais importante da temporada com a gente! Siga-nos pelo Twitter e curta nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Home ---------------------- Política de Privacidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------- Championship Brasil 2019. Todos os direitos reservados ------- Designed by Edmar Assis